Respirar política em tempos de coronavírus

O mundo parou. Sim, o mundo foi assolado por um inimigo microscópico comum, que não poupa cor ou credo

Maria Antonia De CarliMaria Antonia De Carli - Foto: Divulgação

O mundo parou.

Sim, o mundo foi assolado por um inimigo microscópico comum, que não poupa cor ou credo.

Sim, ele é mais cruel com os “velhinhos”, mas isso não significa que os jovens saiam ilesos.

Sim, apesar de não diferenciar nacionalidade ou classe social, exacerba diferenças criadas pelo homem – o que significa que – países mais desenvolvidos e com sistemas de saúde mais estruturados vão sofrer menos do que países de renda média ou baixa.

Significando também que pessoas que vivem em situação de adversidade financeira irão se contamina mais rapidamente, e, poderão sofrer drásticas consequências sem a chance de obter o tratamento adequado.

O inimigo comum a que me refiro é o novo coronavírus SARS-CoV-2, ou, como popularmente é conhecido: COVID-19.

O vírus foi incialmente detectado na China em dezembro de 2019 e se expandiu velozmente para o mundo em menos de três meses.

Essa rápida expansão fez com que, em meados de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarasse estágio de pandemia global.

O tipo de declaração que a OMS fez não acontece com frequência. A organização evita usar esse tipo de nomenclatura para evitar pânico generalizado.

A pandemia afetou diretamente pelo menos 2/3 da população mundial, com o outro 1/3 sendo afetado indiretamente.

O momento atual demanda muito de todos.

Nossas rotinas foram drasticamente alteradas, nossos bolsos foram afetados, nossas relações sociais e profissionais também, e não sabemos o que irá acontecer com o mundo e nem com nossas vidas pelo menos nos próximos 3 meses.

É importante que façamos nossa parte como cidadãos, e que possamos cooperar com o meio em que vivemos, e, que, consigamos nos manter mentalmente O problema é de saúde, é politico e econômico e afeta todo o status quo existente. Não é exclusivo de apenas uma nação ou uma pessoa. Nesse momento, transparência de informações advindas dos governos e das autoridades de saúde podem ser cruciais para as coisas melhorarem.

Com o intuito de manter o comprometimento com a transparência, os meus próximos artigos de contribuição para o Portal Londres, buscarão trazer as principais informações politicas e econômicas relacionadas ao COVID-19.

Boa saúde e leitura a todos.saudáveis. 

*Maria Antonia possui bacharelado em Relações Internacionais e Mestrado em Política Comparativa pela London School of Economics. Vive em Londres há 4 anos e trabalha com Risco Político e Crédito de Exportação. Além do seu trabalho formal, Maria se dedica a projetos politicos envolvendo Violência contra a Mulher, Integração da Mulher no mercado de trabalho e atua como correspondente internacional para um Think Tank no Brasil.

Veja também

Polícia de Hong Kong prende editor de opinião de jornal pró-democracia que encerrou atividades
Censura

Polícia de Hong Kong prende editor de opinião de jornal pró-democracia que encerrou atividades

Pedro Bial lembra início de amizade com Ariano Suassuna após entrevista
Homenagem

Pedro Bial lembra início de amizade com Ariano Suassuna após entrevista

12 DE MARÇO!
OPINIÃO

12 DE MARÇO!

Carlos Alberto de Nóbrega é internado com Covid-19
Famosos

Carlos Alberto de Nóbrega é internado com Covid-19