Cabelos

Os cuidados com os cabelos neste verão

Reunimos dicas para manter a saúde e a beleza dos fios nesta temporada

Prefeita Nadegi Queiroz (SD) participou do eventoPrefeita Nadegi Queiroz (SD) participou do evento - Foto: Divulgação

Com o verão batendo à porta, a mulherada corre atrás de duas coisas: praticidade e proteção para o cabelo. O site RJ conversou com os cabeleireiros Ed Silva e Kelly Risato, do Unique Coiffeur, que apresentaram soluções para manter a beleza e a saúde dos fios nas altas temperaturas. Confira:

Dicas para cuidar do cabelo durante o verão

Foto: Dicas para cuidar do cabelo durante o verão

Créditos: Reprodução/Internet

Tudo começa com uma boa alimentação. Segundo Ed, este é o primeiro passo. “Manter o organismo nutrido e bem hidratado reflete diretamente no cabelo e no couro cabeludo”. Identificar e tratar o fio a partir do seu tipo e forma também são fatores essenciais para começar os cuidados com as madeixas. “É essencial que a gente nutra esse fio com o que ele precisa. Cabelos cacheados precisam de uma carga maior de hidratação, por exemplo. Já os fios lisos, se recebem produtos muito densos, ficam pesados demais e perdem movimento”.

Para tratar

Com as altas de temperatura, a reposição de água e nutrientes nos fios é indispensável. Para cabelos ressecados ou com alguma química, especialmente, o cuidado tem que ser redobrado. “Há no mercado uma vasta lista de produtos. Conversar com seu cabeleireiro para escolher o mais adequado é muito importante”, comenta Kelly. “Em casa, o ideal é sempre fazer um pré-xampu para preparar o cabelo. Depois lavar com xampu, condicionar e deixar um creme de pentear tipo leave-in ou um spray. Hidratações podem ser feitas semanalmente e potencializada com óleos”, completa Ed.

O leave in deve ser usado corretamente para garantir um bom tratamento

Foto: O leave in deve ser usado corretamente para garantir um bom tratamento
Créditos: Reprodução/Internet

Proteção

Bloqueadores solares estão em vários produtos no mercado, desde cremes e leave-ins até sprays e pomadas. É bom reforçar esse cuidado durante o período. Para cabelos com química, a dica é não deixar de hidratar. “O cabelo tingido e descolorido tende a sofrer mais com o sol. Geralmente tende a desbotar ou, no caso do fio loiro, amarelar. Além da constante hidratação, é aconselhável fazer uso de uma linha desamareladora (xampu e condicionador) uma vez na semana. Reposição de cor com retoques podem ser combinados com as hidratações”, fala Kelly Risato.

Os cuidados com os cabelos neste verão

Foto: Os cuidados com os cabelos neste verão
Créditos: Reprodução/Internet

Para finalizar, um bom corte faz toda a diferença. “Um corte apropriado no cabelo confere mudanças radicais, tanto na estética quanto na saúde do cabelo e do cliente. Há uma formação especial para que a construção do visual seja adequada ao modelo de vida e ao estilo pessoal, conferindo praticidade e atitude”, resumiu Ed Silva.

Outra tendência é o visagismo, que é um conjunto de ferramentas que une as técnicas estéticas de corte e tratamentos para a construção de uma imagem, revela as qualidades interiores e exteriores de uma pessoa de acordo com suas características físicas e princípios elementares da linguagem visual, e é indicado para criar harmonia. “Muitas mulheres tem procurado o serviço para definir os passos numa mudança do cabelo, especialmente aquelas que estão no processo de transição capilar (abandonando procedimentos químicos de forma ou cor para assumir o fio natural)”, completa Ed.

Veja também

Após apagão, presidente do CNPq diz que não há perda de dados da plataforma Lattes
Ciência

Após apagão, presidente do CNPq diz que não há perda de dados da plataforma Lattes

Governador assina lei que cria universidade do Distrito Federal
Educação

Governador assina lei que cria universidade do Distrito Federal