Pernambuco

Outubro será decisivo para avanço da 2ª dose em Pernambuco, diz secretário

De acordo com André Longo, Estado ainda tem 380 mil pessoas com o esquema vacinal atrasado

André LongoAndré Longo - Foto: Hélia Scheppa/SEI

Após a campanha para a redução do déficit de atrasados da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Pernambuco, que chegou à casa dos 780 mil na véspera do Dia D, mobilização do último sábado (25), o Estado tem agora cerca de 380 mil pessoas ainda sem o esquema vacinal completo. 

O dado foi citado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (1º) - ele ressalta que ainda há cerca de 20% dos municípios com o repasse das informações atrasado, o que pode tornar o número menor.

Com esses números, o gestor classifica o mês de outubro como “decisivo” para o avanço da cobertura com segunda dose no Estado.



“Esse mês de outubro é decisivo para a segunda dose da vacinação. Praticamente toda a população adulta acima de 18 anos vai chegar no tempo para tomar. É muito importante ficar atento ao seu cartão de vacinação, ao agendamento, para que você não perca a oportunidade de se vacinar. Estão chegando vacinas suficientes, inclusive da AstraZeneca, que era nosso principal problema para a segunda dose”, alertou Longo.

Longo reiterou que o Estado estará junto com todos os municípios pernambucanos no que classificou de “cruzada” para o fornecimento da imunização completa da população.

“É fundamental continuar o alerta para que as pessoas que estão em atraso para a segunda dose não percam esse prazo. Pactuamos que a segunda dose seja alvo de todos os gestores”, completou o secretário.
 
Balanço da vacinação
Pernambuco registra 10.048.820 doses administradas na população desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro deste ano.

Deste total, 3.607.591 pernambucanos e pernambucanas, o que corresponde a 46,9%, já completaram seus esquemas vacinais, sendo 3.434.518 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. 
 
O percentual de cobertura vacinal completa corresponde à população elegível para a vacinação, que está autorizada, até o momento, para pessoas a partir dos 12 anos de idade - população estimada em 7.692.429.

Com relação às primeiras doses, foram 6.417.250 aplicações, com cobertura de 83,42% do público.
 
Em relação às doses de reforços ou terceira dose, já foram aplicadas 23.979 doses.

Veja também

EUA confiam plenamente em que Brasil terá eleições 'livres e justas'EUA e Brasil

EUA confiam plenamente em que Brasil terá eleições 'livres e justas'

Acordo México-EUA ressuscita política migratória da era TrumpEUA e México

Acordo México-EUA ressuscita política migratória da era Trump