Coronavírus

Pacientes de Manaus chegam ao Hospital das Clínicas, da UFPE, neste sábado (23)

Com um acolhimento humanizado, os pacientes ficarão internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC

Hospital das Clínicas da UFPE/EbserhHospital das Clínicas da UFPE/Ebserh - Foto: Divulgação

Com uma força-tarefa montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife, receberá 15 pacientes de Manaus (AM) com Covid-19 neste sábado (23).

A previsão de desembarque dos pacientes no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes – Gilberto Freyre, em Boa Viagem, é às 20h. No local, eles serão atendidos por uma equipe médica e, em seguida, seguirão para o hospital universitário.

"Estamos preparados para recepcionar os pacientes procedentes da capital amazonense portadores de Covid-19. Uma equipe do HC da UFPE estará já no aeroporto para realizar triagem do estado clínico para avaliação e encaminhamento dos pacientes para enfermaria ou UTI”, explica o superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos.

Os pacientes encaminhados de Manaus irão ficar internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC. O espaço, em julho do ano passado, passou por uma requalificação estrutural para garantir mais conforto e qualidade para os pacientes e profissionais.

Ainda de acordo com Luiz Alberto Mattos, os pacientes serão acolhidos com um tratamento humanizado. “Teremos a oportunidade, enquanto hospital-escola, de contribuirmos com a rede Ebserh e apoio dos gestores do SUS local nesta ação de caráter humanitário para acolhermos esses pacientes com o melhor que podemos oferecer: um tratamento integral e humanizado", destaca.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), maior rede de hospitais públicos do Brasil, tem como objetivo prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade. Além disso, presta às instituições públicas federais apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-apredizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

Atendimento aos pacientes com Covid-19
De abril a dezembro de 2020, foram atendidos 403 pacientes com o novo coronavírus no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh.

Para os atendimentos, foram realizados treinamentos e atualizações com as equipes, acesso gratuito a ferramentas que ajudam nas tomadas de decisões clínicas, além do desenvolvimento de atividades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Atualmente, 58 estudos ligados à Covid-19 estão sendo feitos no hospital universitário, entre as mais de 100 pesquisas desenvolvidas pela UFPE sobre o assunto.

O teleatendimento também virou um investimento no tratamento da Covid-19. Ao todo, foram 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações feitas por meio do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes) – unidade de saúde digital do HC.

Veja também

Pernambuco inaugura 23 novos leitos de UTI para infectados
COVID-19

Pernambuco inaugura 23 novos leitos de UTI para infectados

Governador do Pará provoca aglomeração na abertura da pesca de peixe amazônico
Helder Barbalho

Governador do Pará provoca aglomeração na abertura da pesca de peixe amazônico