A-A+

Pais de estudantes reclamam falta de recarga no Vem Passe Livre

Os pais alegam que o Grande Recife atrasa o repasse das passagens e que quando o valor é carregado, é sempre inferior às necessidades dos estudantes

VEM Passe LivreVEM Passe Livre - Foto: Portal FolhaPE

Pais de estudantes de escolas públicas que utilizam o Vem Passe Livre reclamam do atraso na recarga do cartão e alegam que o trajeto dos filhos até a escola está sendo prejudicado por falta de passagens. O Grande Recife informou que houve um problema técnico na recarga dos cartões, mas que até a sexta-feira (12), os créditos serão disponibilizados.

Para ir até a Escola Estadual Mosenhor Francisco Salles, no bairro da Boa Vista, área Central do Recife, a filha de Vânia Pereira, que mora no bairro de Peixinhos, em Olinda, precisa utilizar transporte público e para isso utiliza o Vem Passe Livre. Porém, ela contou que há meses a recarga é feita sempre atrasada, atrapalhando no deslocamento da estudante. “Não existe regularidade na recarga e nem sempre eu tenho como pagar as passagem, isso faz com que os ela e outros alunos percam as aulas”, disse.

Leia também:
Mutirões facilitam retirada de VEM Passe Livre por adolescentes em semiliberdade da Funase
Passe Livre beneficiará alunos do Prouni Recife


Sharleyde Nunes é mãe de dois estudantes da rede pública que usam o Passe Livre para se locomoverem de casa para a escola e da escola para casa, e também reclama da falta de recarga nos cartões. “Os estudantes passam vergonha, pois entram nos ônibus e quando vão usar o cartão, ele está sem crédito”, afirmou. Ela disse ainda que quando a recarga acontece, o número de passagens é inferior às necessidades dos estudantes. “Tem mês que entra R$ 18, valor que dura pouco menos de duas semanas”, ressalta.

Joemar Moura também é mãe de uma estudante da rede pública que utiliza o Vem para ir escola, e reclama do descaso do Grande Recife. “Muitos alunos estão em período de provas e sem saldo nos cartões, acabam sendo prejudicados”.

A Folha de Pernambuco em contato com o Grande Recife Consórcio de Transportes, que é responsável pelos repasses das passagens no Vem Passe Livre, e a empresa informou que houve um problema técnico na recarga dos cartões, mas que até a sexta-feira (12), os créditos serão disponibilizados.

A empresa disse ainda que a concessão dos créditos do Passe Livre está diretamente ligada à frequência escolar dos estudantes e que, segundo o Grande Recife, precisam ter utilizado, no mínimo, 50% dos créditos para receber o complemento da recarga do mês seguinte.

Veja também

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia
Saúde

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão
Mundo

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão