Educação

Pais veem 'falta de transparência' no sorteio de seleção do Colégio de Aplicação do Recife

Segundo o diretor do Colégio de Aplicação do Recife, o sorteio começou dentro do horário estabelecido e foi realizado de acordo com o previsto em edital

Colégio de Aplicação da UFPEColégio de Aplicação da UFPE - Foto: Divulgação

Pais de estudantes inscritos para ingresso no Colégio de Aplicação do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reclamam de falta de transparência na condução do sorteio que aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º).

Segundo o edital, disponível no site da UFPE, a seleção não seria por meio de prova e avaliação de notas, como geralmente acontece, mas sim, por por sorteio público, que anunciaria o preenchimento de 56 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2022.

Ainda de acordo com o edital, o sorteio, feito no Auditório João Alfredo, no prédio da Reitoria da Universidade, com transmissão pelo canal oficial da UFPE no YouTube, aconteceu na presença de três pais de diferentes candidatos, que foram sorteados para acompanhar o processo.

O sorteio estava previsto para iniciar às 15h, mas, de acordo com alguns pais que acompanhavam à transmissão, a live começou cinco minutos antes do horário previsto, o que causou estranheza por parte de quem aguardava ansiosamente pelo resultado.

“Eu estou indignado. A palestrante pegou uma folha de papel e leu o nome dos aprovados. Os pais precisam se reunir e mover uma ação no Ministério Público porque isso não pode continuar”, afirmou o professor de cursinho preparatório Luciano Braz, que assistia à transmissão.
 

Nos comentários da live, outras pessoas também apontaram que o sorteio não aconteceu publicamente e que apenas uma lista pronta, com os nomes dos selecionados, foi apresentada.

“Esse foi o sorteio da farsa e as nossas crianças com sonhos frustrados pelo domínio humano”, publicou Romildo Júnior, que também acompanhava à transmissão.

 “O sorteio já veio pronto, deveria ser feito ao vivo. Que palhaçada!!!”, escreveu Eudiany Fernandes.

“Aos responsáveis pelo sorteio fantasma, vou buscar os direitos da minha filha junto ao órgão competente com relação a essa farsa”, afirmou Sunamita Andrade, mãe de um de uma das concorrentes.

A lista divulgada inclui os nomes de 26 estudantes na modalidade Livre Concorrência e 26 na modalidade Reserva de Vagas, sendo dois estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em cada uma das modalidades.  

Tanto os sorteados para ocupar as vagas quanto os estudantes que vão compor a lista de espera para eventuais remanejamentos tiveram seus nomes divulgados durante a live.

O edital da seleção aponta que a realização do sorteio aconteceria por meio do Sistema SIGAA, com a operação de servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação e transmissão da Superintendência de Comunicação da UFPE, exatamente como ocorreu na tarde desta quarta.

Segundo informa o documento, o Sistema SIGAA embaralha os números de inscrição e, na sequência, realiza o sorteio randômico desses números, um a um, em fração de milésimos de segundo, estabelecendo uma ordem entre os sorteados tanto para a lista de contemplados dentro do número de vagas, quanto para a lista de cadastro de reserva.

De acordo com o diretor do Colégio de Aplicação do Recife, professor Erinaldo do Carmo, o sorteio começou dentro do horário estabelecido e foi realizado integralmente de acordo com o que foi divulgado no edital.

“O sorteio foi acompanhado por pais de alguns candidatos, pela comissão de seleção, pelo reitor da UFPE, por representantes dos estudantes e dos professores, além dos técnicos. Muitos não leem o edital e acabam não entendendo como funciona. Esse sistema de sorteio foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e já foi utilizado em outros estados. É a segunda vez que o usamos aqui. Desde o ano passado que não fazemos provas, devido à pandemia, optando pelo sorteio”, explica.

“O sistema é operado por servidores de tecnologia de Pernambuco e funciona muito rápido. Cada candidato recebeu um número de inscrição. O sistema, ao ser acionado, seleciona, automaticamente, os números acompanhados dos nomes dos alunos, formando uma lista. É tudo muito rápido. Tudo isso estava previsto em edital. Muitos não leem e outros não entendem como funciona a tecnologia”, afirmou Erinaldo.

Para esse sorteio, foram recebidas 3.272 inscrições, sendo 2.942 para a Livre Concorrência e 330 para a Reserva de Vagas. Também foram registradas 27 inscrições de candidatos concorrentes às vagas específicas para pessoas com deficiência. Na seleção anterior, para entrada no ano letivo 2021, foram 1.594 inscrições para a Livre Concorrência e 61 para a Reserva de Vagas.

Veja também

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes
Estados Unidos

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes