Logo Folha de Pernambuco
CÚPULA

Países do Brics são homenageados em concertos, praças e ruas do Rio de Janeiro; confira

Programação inclui uma celebração fechada no Forte de Copacabana

Ruas do Rio preparadas para receber os convidados do BricsRuas do Rio preparadas para receber os convidados do Brics - Foto: Prefeitura do Rio/divulgação

O maestro Luiz Potter, responsável pelos arranjos e pela regência, montou um repertório com “As Wished”, do filme chinês “Meu país, meus pais” (2021); “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim; a indonesia “Hati Hati di Jalan”; “Colmeia”, para a Rússia; “Ya Salam Ya Dubai”, para os Emirados Árabes; e “Jimmi Jimmi Aaja Aaja (Índia).

Em praças e parques, também há dezenas de referências a países que integram os Brics: o Parque Chinês, na Rua Gonçalves Crespo, na Tijuca, e a Vista Chinesa, atrativo turístico e cenário de práticas esportivas ao lado da Floresta da Tijuca, são dedicados ao país de Xi Jinping, líder que participará virtualmente das reuniões.

A Vista, aliás, foi inaugurada entre 1902 e 1906 como uma homenagem aos imigrantes chineses que introduziram o cultivo do chá no Brasil no século XIX.

Até bloco de carnaval
O país de Nelson Mandela é homenageado na praça de Botafogo que tem o nome do líder sulafricano. Ele também batiza uma favela de Manguinhos, na Zona Norte.

A Índia foi homenageada num bloco de carnaval apoiado pelo consulado, o Bloco India Bollywood Rio, em fevereiro, além de templos como o Rio Bhakti Center, no Itanhangá, onde são estudadas as escrituras milenares, e o Centro Ramakrishna Vedanta Rio, instituição afiliada à Ordem Ramakrishna na Índia, para estudo da filosofia Vedanta ensinada por Sri Ramakrishna, Sri Sarada Devi e Swami Vivekananda.

Santa Teresa também tem representação russa: a Igreja Ortodoxa de Santa Mártir Zinaida. Fundada em 1937, ela foi edificada por exilados que buscavam refúgio das perseguições iniciadas em decorrência da revolução. Hoje, a igreja que lembra os templos de Moscou tem um presbítero russo, mas está sob jurisdição da Eparquia da Argentina e América do Sul.

Veja também

Newsletter