Notícias

Palestra aborda iniciativas para redução de acidentes e mortes no trânsito

Evento faz parte das ações do Detran-PE voltadas para da 6ª edição do Movimento Maio Amarelo

Coordenador da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Pedro de PaulaCoordenador da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Pedro de Paula - Foto: Paulo Maciel/Detran-PE/Divulgação

Entidades de trânsito e representantes da sociedade civil participaram, nesta terça-feira (7), da palestra “Iniciativas para redução de mortes e lesões no trânsito: dados e evidências para implantação de soluções de baixo custo e alto impacto”, ministrada pelo coordenador da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Pedro de Paula. O evento aconteceu no auditório da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), na região central do Recife. A palestra faz parte das ações do Detran-PE voltadas para da 6ª edição do Movimento Maio Amarelo.

O coordenador falou das ações que estão sendo implementadas no Brasil, mas precisamente em São Paulo, que, desde 2015, na implementação de intervenções de segurança viária baseadas em evidência e com vistas à redução de lesões e mortes no trânsito. O programa traz experiências internacionais para ajudar a reduzir as mortes no trânsito. Um amplo trabalho ao longo desses anos tem sido feito para diminuir as fatalidades e alcançar a meta da ONU (Organização das Nações Unidas) de seis mortes por cada 100 mil habitantes em 2020.

Na ocasião, Pedro de Paula explicou que as áreas básicas de atuação para promover a segurança viária são fiscalização, comunicação para mudança de comportamento, desenho de ruas seguras e promoção de mobilidade segura, além de uso de dados e vigilância. "Às vezes, a gente vive achando que não pode interferir no automóvel. Quando reduz a velocidade o motorista acha que está prejudicando a vida dele, mas, na verdade, está melhorando a vida de todo mundo. Aí falta um pouco de coragem do poder público para comprar essa briga no começo e fazer uma comunicação adequada e tomar as decisões mais corretas", comenta.

Leia também:
Lutador de MMA morre em acidente de carro no Agreste
Educação de trânsito nos bares dentro da programação do Maio Amarelo


Segundo De Paula, dentre as ações que contam com o apoio da Iniciativa Bloomberg em São Paulo, está a continuação do processo de redesenho da Área Calma de São Miguel (com velocidade reduzida) já implementada na região pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Além disso, a prefeitura acaba de lançar um plano de segurança viária, baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, já adotados em diversas cidades do mundo, como Nova York, Bogotá e Cidade do México.

Também foi lançada no mês passado, com o apoio da Iniciativa Bloomberg, uma campanha de comunicação voltada para diminuir os acidentes de trânsito causados por quem bebe e dirige. Além da capital paulista, a Iniciativa atua em Fortaleza (CE), Bogotá (Colômbia), Acra (Gana); Adis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China).

Veja também

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães
Recife

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda
HISTÓRIA

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda

Newsletter