Palestra debate relação entre defensoria pública e inclusão social

A cientista política Maria Tereza Sadek foi a responsável pela conversa que ocorreu nesta terça-feira (28)

Cientista política Maria Tereza SadekCientista política Maria Tereza Sadek - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Discutir a relação entre a Defensoria Pública (DP) e a inclusão social. Esse foi o objetivo da palestra da cientista política Maria Tereza Sadek no auditório da Central de Atendimento Cível da Capital, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A conversa reuniu vários nomes da área, entre eles o defensor geral público de Pernambuco José Fabrício.

Segundo a palestrante, a Defensoria Pública cumpre um papel muito importante na sociedade. “No sistema de justiça, a DP é a instituição mais importante, sobretudo em um país em que você tem milhares de pessoas que não sabem seus direitos. O seu papel  é fazer com que os indivíduos conheçam seus direitos para assim saber como reclamar os mesmos e, uma vez reclamados, poderem solucioná-los”, explicou.

Na palestra, Maria Tereza usou o “misto de cientista política misturado com a paixão pela Defensoria Pública” para abordar assuntos como o direito de acesso à justiça, poder judiciário, constituição, justiça e democracia. Para isso, utilizou da constituição de 1988, além de dados sobre a concentração de renda no Brasil, para falar sobre desigualdade.

Leia também:
Defensoria Pública inaugura Núcleo de Atendimento no Cabo de Santo Agostinho 
Defensoria Pública é a instituição bem mais avaliada do sistema de Justiça

A palestrante reforçou a importância de como a Defensoria Pública pode ajudar na inclusão social na relação com a inclusão social. “A DP transforma o indivíduo em um cidadão incluído perante uma sociedade tão marginalizada, de pessoas que são excluídas desse bem da sociedade. A defensoria pública tem a função social de alterar esse quadro.” 

O defensor público geral José Fabrício, contou sobre a experiência da palestra. “A doutora Maria Tereza nos trouxe uma profunda reflexão sobre a importância do papel que o defensor público desempenha em nossa sociedade, principalmente em favor dos excluídos, ser resgate da cidadania e a voz de quem não tem a quem recorrer" afirmou.  

"Ser esse canal de justiça exige comprometimento, dedicação e vocação. Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) recebeu essa palestra como uma oportunidade de rever nossas atuações principalmente buscando se aproximar cada vez mais da população vulnerável" concluiu José Fabrício.

Veja também

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano
EUA

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia
EUA

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia