Notícias

Palmeira imperial é cortada no mesmo local da caravana de Lula

Erradicação tem sido alvo de críticas da população, que aponta a montagem do palanque para o ex-presidente como motivo

Local onde foi cortada a árvore virou estacionamentoLocal onde foi cortada a árvore virou estacionamento - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O corte de uma palmeira imperial no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, tem sido alvo de críticas dos recifenses que, revoltados, apontam a caravana do ex-presidente Lula na Capital pernambucana como o principal fator para a erradicação da árvore. Isso porque a palmeira estava justamente no local onde foi montado o palanque para o petista. 

A chegada de Lula ao Pátio do Carmo ocorreu na última sexta-feira (25), mesmo dia em que, pela manhã, a árvore foi suprimida do lugar. No dia, um homem que passava pelo local no momento em que funcionários da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizavam os cortes, filmou toda ação. O vídeo, que circulou pelas redes sociais, teve muitos compartilhamentos e chocou internautas, que ainda comentam sobre o assunto.

Leia também:
[Galeria] Veja imagens da visita de Lula a Brasília Teimosa
Brasília Teimosa recebe ex-presidente Lula
[Fotos] Confira imagens do ato de Lula no Pátio do Carmo
[Fotos] Confira imagens da passagem de Lula pelo Recife


A Folha de Pernambuco esteve no local na manhã deste domingo (27) e, o ponto onde estava a palmeira imperial - que existia há aproximadamente dez anos -, virou estacionamento de carro. Na ocasião, um membro do Conselho da Cidade do Recife, o empresário Fernando Holanda, fazia uma filmagem com o próprio celular criticando a postura da Emlurb.

"Enquanto o plano de arborização do Recife não for encarado como prioridade pelos órgãos públicos, continuará havendo mais podas e erradicações indiscriminadas. A meta da prefeitura nessa atual gestão era plantar 100 mil mudas e só 40 (mil) foram plantadas. E ainda nem se sabe quais dessas sobreviveram. Um reflexo de como esse assunto é tratado pela prefeitura", critica.

O Conselho da Cidade do Recife é um órgão colegiado que visa debater e acompanhar as políticas públicas relacionadas ao espaço urbano com foco na melhoria da qualidade de vida na Capital. A comissão é composta por representantes dos setores público e privado, dos movimentos sociais, entidades de classe, ONGs, além de cientistas e pesquisadores.

"Árvore é sinônimo de qualidade de vida. Mas, o que mais vemos são árvores sendo derrubadas cada vez mais. Quando cobramos respostas, sempre é a mesma justificativa de que a última alternativa é a erradicação quando não há chances de salvar a árvore de alguma doença. Mas, isso ocorre, justamente, porque a prefeitura não faz uma manutenção preventiva para evitar essas derrubadas", analisa Holanda.

Justificativa

Em nota enviada pela Emlurb, o órgão afirma que as demais palmeiras imperiais do Pátio do Carmo passaram por podas, mas que uma precisou ser erradicada porque os técnicos identificaram que ela estava morta. No comunicado, a Emlurb assegura que todos os serviços de manutenção na arborização da Cidade são acompanhados por engenheiros e técnicos devidamente capacitados.

"A Emlurb realizou uma operação de poda nas Palmeiras Imperiais localizadas no Pátio do Carmo. O trabalho, que é preventivo e feito de maneira rotineira, já estava previamente programado pelo órgão. Na ação, foi identificada que uma das árvores estava morta, apresentando amarelecimento das folhas mais antigas, seguida do completo desfolhamento e apodrecimento da parte terminal do estipe (caule ou tronco)", explica.

Ainda na nota, o órgão detalha que "os sintomas são indicativos de uma doença fatal e sem possibilidade de tratamento, transmitida pelo besouro conhecido como broca do palmito. As larvas infectadas têm a capacidade de matar as palmeiras próximas. Por isso, visando preservar a sanidade das outras plantas, foi necessária a erradicação imediata do vegetal. Em substituição, a Emlurb assegura que será plantada uma nova palmeira imperial na área. Todos os serviços de manutenção na arborização da cidade são acompanhados por engenheiros e técnicos devidamente capacitados", finaliza.

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter