A-A+

Panda albino raro é visto pela 1ª vez na história em reserva da China

Animal foi fotografado em uma mata no último mês de abril, na província de Sichuan

Panda albinoPanda albino - Foto: Handout/Wolong National Nature Reserve/AFP

Um exemplar raro de urso panda completamente branco foi fotografado em uma reserva natural no sudoeste da China, o que mostra que o albinismo existe entre os pandas que vivem em liberdade naquela região, informou a imprensa estatal. O animal foi fotografado em uma mata no último mês de abril, na província de Sichuan, divulgou a agência de notícias Xinhua no sábado (25).

Trata-se de um exemplar albino com idade entre 1 e 2 anos, indicou o pesquisador e especialista em ursos da Universidade de Pequim Li Sheng, citado pela agência. A Reserva Natural Nacional de Wolong, onde o animal foi visto, não tem detalhes sobre o panda albino. Mais de 80% dos pandas que vivem em estado selvagem encontram-se em Sichuan, e o restante nas províncias de Shaanxi e Gansu.

Leia também:
Filhote de panda ganha bolo de aniversário em zoológico na França
Empresa chinesa transforma cocô de panda em lenço de papel


Até novembro passado, havia 548 pandas gigantes em cativeiro no mundo, segundo a Xinhua. O número de exemplares que vivem em liberdade é inferior a 2 mil, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Pequim investiu em diferentes programas para proteger os pandas nos últimos anos. Em 2018, a China anunciou um plano para criar um parque de pandas gigantes três vezes maior do que o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, a fim de unir as populações selvagens e fomentar a reprodução destes animais.

Será liberada uma verba de pelo menos 1,45 bilhão de dólares nos próximos cinco anos para a criação do parque em uma região montanhosa do sudoeste da China, segundo o "China Daily". Os pandas estão na lista de espécies vulneráveis, o que significa que, embora a sua sobrevivência esteja ameaçada, os esforços de preservação ajudaram a reduzir seu risco de extinção.

Veja também

Procurado por estelionato em São Paulo é detido em Igarassu, na RMR
POLÍCIA

Procurado por estelionato em São Paulo é detido em Igarassu, na RMR

Dia Mundial Sem Carro, terá ações de mobilidade e requalificação em ciclofaixas em Santo Amaro
Mobilidade

Dia Mundial Sem Carro, terá ações de mobilidade e requalificação em ciclofaixas em Santo Amaro