Notícias

'Pantera Negra' é o primeiro super-herói indicado ao Oscar de melhor filme

Impacto do longa foi tamanho que membros da Academia de Hollywood, que concede o Oscar, cogitou criar categoria de produção pop

Pantera Negra (2018)Pantera Negra (2018) - Foto: Divulgação

Concorrendo a sete indicações, "Pantera Negra" é o primeiro longa de super-herói da história a disputar o Oscar de melhor filme. A obra de Ryan Coogler, que foi recordista de bilheteria nos Estados Unidos no ano passado, narra a história de T'Challa, herdeiro do trono de Wakanda, país fictício e avançado na África. O protagonista, vivido por Chadwick Boseman, enfrenta a oposição de Killmonger (Michael B. Jordan), que também aspira o posto. 

Além de melhor longa, a produção da Marvel concorre ainda em direção de arte, figurino, edição de som, mixagem de som, trilha sonora e canção original. A grande sacada desse filme, e que o faz pairar acima da média desse gênero sempre tão pasteurizado, é que o diretor soube incluir na trama elementos urgentes e que ressoam as tensões raciais nos Estados Unidos.

Coogler, que despontou contando a história de violência policial em "Fruitvale Station", fez reverberar em "Pantera" um tanto da crueza das ruas de Oakland, na Califórnia, de onde ele veio. Killmonger é um "gangsta" à sua maneira, um sujeito que tem na violência a grande resposta contra o racismo. E não faltou quem visse em T'Challa, o líder pacificador, um tanto de Barack Obama.

Leia também:
Academia de Cinema divulga indicados ao Oscar 2019
'Pantera Negra' tira 'Titanic' do pódio das maiores bilheterias após 21 anos
'Pantera Negra' se torna um dos 20 filmes mais rentáveis da história
'Pantera Negra' e 'Stranger Things' arrasam no MTV Movie & TV Awards

Essa dualidade, longe de cair num maniqueísmo fajuto, ajudou a dar ao filme a sua ressonância cultural. O impacto do filme foi tamanho que membros da Academia de Hollywood, que concede o Oscar, chegaram a cogitar a criação de uma categoria de produção pop para contemplar o sucesso.

Confira lista de indicados.

Veja trailer:

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter