Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Papa

Papa Francisco inicia segunda semana de internação por pneumonia

Pontífice de 88 anos apresenta melhora, mas ainda não está fora de perigo

Papa Francisco apresenta melhoras em quadro clínico, mas ainda está sob risco Papa Francisco apresenta melhoras em quadro clínico, mas ainda está sob risco  - Foto: Tiziana Fabi

O papa Francisco segue internado há oito dias devido a uma pneumonia bilateral, informou o Vaticano neste sábado (22). Apesar de ter passado a noite bem, segundo seus médicos, o pontífice de 88 anos ainda inspira cuidados e permanecerá hospitalizado pelo menos até a próxima semana.

Por conta do quadro de saúde, ele não fará a tradicional oração do Angelus no domingo, mas enviará um texto que será publicado, informou o porta-voz Matteo Bruni. Internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, Francisco recebeu o diagnóstico de pneumonia bilateral no dia 18, condição que pode ser potencialmente grave.

Nos últimos dias, o papa tem recebido visitas de colaboradores próximos e segue lendo, assinando documentos e fazendo ligações, segundo o Vaticano. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que esteve com ele no início da semana, afirmou que o pontífice estava "alerta" e "receptivo".

A internação reacendeu especulações sobre seu futuro no comando da Igreja Católica e até rumores sobre sua morte nas redes sociais. "Sei que alguns dizem que chegou a minha hora", teria brincado Francisco com Meloni. No entanto, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, descartou qualquer possibilidade de renúncia.

"Graças a Deus, as notícias que chegam do Gemelli são animadoras", afirmou.

Esta é a quarta hospitalização do papa desde 2021, em meio a um histórico de problemas de saúde que incluem cirurgias no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar. Mesmo com as limitações, Francisco tem mantido uma agenda intensa, apesar das recomendações médicas para reduzir o ritmo.

Veja também

Newsletter