Notícias

Papa Francisco liga para arcebispo de Manaus para saber sobre pandemia

O estado do Amazonas registra a maior incidência do novo coronavírus do país. São 3.635 casos confirmados no estado, com 287 mortos

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Andreas SOLARO / POOL / AFP

O papa Francisco telefonou no último sábado (25) para o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner. O sumo pontífice perguntou sobre a situação da cidade e manifestou preocupação com os povos indígenas, tradicionais e pobres, segundo comunicado da Arquidiocese de Manaus.

Segundo monitoramento diário da Covid-19 feito pela Repam (Rede Eclesiástica Pan-Amazônica), a região de Manaus é a que mais sofre com a pandemia entre todas as cidades da Amazônia, incluindo municípios de nove países, entre os quais Colômbia, Peru, Venezuela, Equador e Bolívia.

"O arcebispo agradeceu as palavras de conforto e consolo, apresentando ao papa o que a arquidiocese tem feito no cuidado dos irmãos e irmãs que vivem nas nossas ruas, na distribuição de cestas básicas, na atenção às pessoas que sofrem, no atendimento aos migrantes", diz a nota. "Lembrou que, neste sábado, as chuvas trouxeram ainda mais sofrimento às nossas periferias."

"O papa, no final, agradeceu mais uma vez e afirmou que reza por todos nós e que enviava uma bênção especial para a Amazônia", afirmou dom Leonardo, sempre de acordo com o comunicado. "Somos profundamente agradecidos ao papa Francisco pelo seu gesto paterno-eclesial."

Leia também:
Brasil registra 346 novas mortes por coronavírus em 24 h e total passa de 4.000
Pernambuco registra mais 34 óbitos e 391 casos da Covid-19


Manaus foi a primeira cidade do país com o sistema de saúde colapsado por causa do novo coronavírus. A rede pública está com os leitos de UTI ocupados, e o maior cemitério da cidade passou a enterrar vítimas da Covid-19 em valas comuns, por causa da alta demanda. Ambulâncias do Samu levam até 3h para conseguir uma vaga para pacientes transportados.

O estado do Amazonas registra a maior incidência do novo coronavírus do país. São 3.635 casos confirmados no estado, com 287 mortos. Os pacientes recuperados somam 1.089 pessoas.

A Amazônia é considerada uma das prioridades do pontificado de Francisco. No ano passado, o Vaticano sediou um sínodo inédito sobre a região, com o objetivo de fortalecer a presença da Igreja Católica entre os povos indígenas e tradicionais.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Maior polo gesseiro do Brasil é alvo de megaoperação contra furto de energia elétrica
Ação conjunta

Maior polo gesseiro do Brasil é alvo de megaoperação contra furto de energia elétrica

Chile se desculpa com mulher esterilizada por ser portadora do HIV
Reconhecimento de responsabilidade

Chile se desculpa com mulher esterilizada por ser portadora do HIV