A-A+

Para combater arboviroses, escolas recebem gibis da Turma da Mônica

Com investimento de R$ 182 mil, 300 mil revistas foram adquiridas e serão distribuídas entre os estudantes do ensino fundamental I e II e para as bibliotecas de todas as 1.600 escolas estaduais

Lançamento do gibi da turma da Mônica, sobre os cuidados com a dengue o lançamento aconteceu na escola Professor Mota e AlbuquerqueLançamento do gibi da turma da Mônica, sobre os cuidados com a dengue o lançamento aconteceu na escola Professor Mota e Albuquerque - Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

Estudantes da Escola Estadual Professor Motta e Albuquerque, localizada no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, receberam, na manhã desta quinta-feira (27), revistas da turma da Mônica que trazem, de forma lúdica, informações sobre como prevenir casos de arboviroses - além de alertar sobre os sintomas que as doenças como dengue, chikungunya e zica podem apresentar.

No gibi, Mônica e seus amigos encontram um mosquito e decidem levá-lo até o cientista da turma, que descobre que se trata de um "Aedes aegypti". A partir daí, decidem eliminar todos os focos possíveis do criadouro.

Leia também:
Com atores, filme da Turma da Mônica vale para ver HQ em carne e osso
Maurício de Sousa inaugura Estação Turma da Mônica no Patteo Olinda Shopping
Casos suspeitos de arboviroses disparam e zika volta a preocupar
Mortes suspeitas por arboviroses aumentam 200% em Pernambuco


Segundo o secretário estadual de saúde, André Longo, 300 mil revistas foram adquiridas e serão distribuídas entre os estudantes do ensino fundamental I e II e para as bibliotecas de todas as 1.600 escolas estaduais. O investimento foi de R$ 182 mil.

“A educação sanitária é muito importante. Essa é uma ação pensada para que de forma lúdica possamos trabalhar o conteúdo de prevenção das arboviroses para que os alunos possam ser agentes multiplicadores de informação, para que tenhamos um melhor controle do 'Aedes aegypti'”, contou.

O secretário falou ainda sobre o aumento de casos de arboviroses em Pernambuco. Em 2019, o aumento foi de mais de 100% em relação ao mesmo período ano passado. Até 22 de junho deste ano, foram notificadas 31.187 suspeitas de dengue, 4.100 de chikungunya e 2.186 de zica. O Sertão do Estado foi a região com maior número de registros.

“Lançamos em janeiro o plano de enfrentamento às arboviroses. Estamos disponibilizando celulares com o aplicativo e-visitaPE para mais de 250 agentes de saúde, com o objetivo de registrar em tempo real os dados das visitas domiciliares, agilizando e otimizando as ações de combate. Mesmo com o aumento, Pernambuco está melhor que outros estados. Precisamos redobrar o cuidado e contar com a sociedade no combate, não acumulando lixo e nem depósitos, que são ambientes propícios para a proliferação do mosquito”, destaca.

A estudante do 8º ano da Escola Estadual Professor Motta e Albuquerque, Nicole Sofia, de 13 anos, recebeu a revista e contou sobre a importância da prevenção dos casos de arboviroses. “É necessário conscientizar as pessoas sobre as doenças. Não deixar água parada em vasos e recipientes. Assim, a gente evita o mosquito e as doenças”, disse.

A estudante do 9º ano Vitória Laís dos Santos, 15, falou que o gibi contempla o que os professores já praticam durante as aulas. “A gente discute cotidianamente sobre os sintomas e sobre a importância do combate aos mosquitos. Ainda não li a revista, mas acho que o conteúdo deve agregar ainda mais no conhecimento sobre o tema”, afirmou.

Segundo o Secretário Executivo de Educação, João Chambada, os gibis serão usados na sala de aula de maneira prática com atividades, concursos de redação, literatura e teatro sobre o tema. “Isso faz com que os estudantes levem conhecimento para a comunidade onde vivem. Seja para os pais, avós ou vizinhos. Isso é importante porque percebemos que ainda falta conhecimento sobre o assunto”.

Veja também

Pernambuco registra, em 24h, 191 casos e sete mortes pela Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra, em 24h, 191 casos e sete mortes pela Covid-19

Mulher é assassinada no quintal de casa em Jaboatão
Polícia

Mulher é assassinada no quintal de casa em Jaboatão dos Guararapes