Parada da Diversidade do Recife deve reunir 50 mil pessoas em Dois Unidos

Evento ocorre neste domingo (22), a partir das 15h, com concentração no terminal de ônibus de Dois Unidos

Parada da Diversidade do RecifeParada da Diversidade do Recife - Foto: Anderson Stevens/Arquivo Folha

A capital pernambucana vai se vestir com as cores do arco-íris neste fim de semana. Domingo, a partir das 15h, acontece a 11ª Parada da Diversidade do Recife, no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade. O evento reúne todos os anos milhares de pessoas de várias localidades. Nesta edição o movimento terá como tema “Entre o amor e o pódio, escolhemos o amor e a sua diversidade”.

Organizado pelo Grupo de Cidadania Homossexuais de Pernambuco (GCHP), a Parada da Diversidade do Recife foi idealizada no ano de 2009, quando ocorreu o primeiro desfile. De acordo com o fundador da Parada de Dois Unidos, Ricardo José dos Santos, a expectativa para este ano é de reunir cerca de 50 mil pessoas.

Leia também:
Parada LGBTI+ reúne milhares em Boa Viagem
Mulher trans recebe prêmio da ONU por luta pelos direitos LGBTI em El Salvador


Como é de costume, todos os anos a parada traz varias atrações da musica local. Entre as atrações deste ano estão as bandas Amigas do Brega, Espartilho, Bateu a Química e Anny Love, além de dois trios elétricos com DJs.

Neste ano, a concentração será no terminal de ônibus de Dois Unidos e seguirá pela avenida Hildebrando de Vasconcelos, até o centro de treinamento do Santa Cruz Futebol Clube. “Esse evento é de grande importância para a comunidade LGBT do Recife, pois é um passo significativo entre as conquistas do nosso movimento. A parada é um fechamento de várias atividades que acontecem na comunidade”, disse Ricardo Santos.

Ainda de acordo com o fundador do evento, existem muitas barreiras a serem superadas pelo público LGBTI+. "Tivemos alguns avanços e conquistas nos últimos anos, mas recentemente estamos passando por uma fase de retrocessos. Mais do que nunca precisamos estar atentos e lutando pela nossa vida e pela nossa liberdade", comentou. A parada da Diversidade do Recife contará com o apoio das policias Militar e Civil, CTTU, delegacia móvel, Samu, Guardas Municipais e Corpo de Bombeiro.

Veja também

Mais de um milhão de mortes por Covid-19 registradas no mundo, aponta agência
Covid-19

Chega a mais de 1 milhão o número de pessoas mortas por Covid-19, diz agência

Covid-19: Brasil confirma 14.318 casos e 335 mortes nas últimas 24 horas
CORONAVÍRUS

Brasil confirma 14.318 casos e 335 mortes em 24 horas