Parceria entre Detran-PE e clínica de hemodiálise realiza transporte de pacientes durante pandemia

Em parceria com a Multirim, no bairro de Tejipió, Detran-PE reliza o transporte de idosos da RMR para realizarem a hemodiálise em segurança

Detran ajuda idosos a se deslocar para fazer hemodiáliseDetran ajuda idosos a se deslocar para fazer hemodiálise - Foto: Divulgação

Mesmo em meio a uma pandemia, quem precisa realizar o tratamento de hemodiálise não tem a opção de ficar em casa e precisa se deslocar, pelo menos, três vezes por semana até uma clínica para passar pelo processo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, portadores de Doenças Renais Crônicas (DRC) estão no grupo de risco da Covid-19, por não produzirem hormônios renais e terem baixa imunidade. Pensando nessas pessoas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), por meio da Diretoria de Fiscalização, em parceria com Multirim, clínica que realiza o procedimento, está fazendo o transporte em segurança de idosos da Região Metropolitana do Recife que são pacientes da clínica e necessitam do tratamento.

Leia também:
Jaboatão entrega alimentos a condutores de transporte escolar
Primeiro diagnosticado com Covid-19 em Pernambuco recebe alta após 61 dias
Desafio Solidário cria corrente para ajudar necessitados

Para a locomoção, o Detran-PE disponibilizou uma van, viaturas e motocicletas com batedores, que vão auxiliar no percurso dos 13 pacientes até a unidade, que fica no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife. O principal objetivo da ação, que ocorre três vezes na semana, é realizar o deslocamento dos beneficiados de forma segura para que não haja a interrupção do tratamento. O projeto teve início no final do mês de abril.

Segundo o Diretor Presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, os idosos são levados de van até a unidade sempre que necessário para o tratamento. “A ideia é facilitar o trajeto de casa até o hospital, já que são pessoas com baixa imunidade”, destacou. Além disso, os agentes de trânsito do Detran-PE realizam ação de fluidez próximo aos principais Hospitais da capital, quando são disponibilizadas viaturas e moto batedores, contribuindo com o distanciamento social, sem atrapalhar o tratamento desses pacientes.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Declarações de Bolsonaro e ministro também dão margem a processo, diz professor censurado
Educação

Declarações de Bolsonaro e ministro também dão margem a processo, diz professor censurado

Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras
Saúde

Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras