Sociedade

TV Alepe vai divulgar conteúdo informativo sobre os serviços do Poder Judiciário

Parceria entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o TJPE pretende explicar a Justiça de forma acessível e didática

Acordo foi firmado ontem com a presença de Fernando Cerqueira, Eriberto Medeiros e Clodoaldo MagalhãesAcordo foi firmado ontem com a presença de Fernando Cerqueira, Eriberto Medeiros e Clodoaldo Magalhães - Foto: Marcos Henrique/Divulgação

Leia também

• TJPE lança canal de orientação para mulheres vítimas de violência doméstica

• TJPE e o Procon Recife assinam convênio de cooperação

A TV da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fechou uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e vai veicular a programação do Poder Judiciário. Firmado ontem, o acordo tem o objetivo de fazer o cidadão se aproximar do Poder Judiciário, conhecendo os serviços e tendo um acesso mais fácil.

O TJPE vai produzir conteúdos sobre os seus serviços, apresentando a sua estrutura e mostrando como funciona uma vara da família, desmistificando o procedimento de adoção, ensinando como ocorre o processo de acolhimento de uma criança cujo pai ou cuja mãe não tenha condições de criar, o trabalho de conciliação, entre outros. Com programação híbrida, os conteúdos vão mesclar vídeos didáticos e entrevistas com magistrados, sempre com o propósito de ensinar à população como ela pode ter acesso aos serviços.

Segundo o desembargador Fernando Cerqueira, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Poder Judiciário e o Poder Legislativo têm a obrigação permanente com a população de mostrar o trabalho que é realizado. “Com esse convênio, nós, do Poder Judiciário, vamos demonstrar os trabalhos que executamos para a população”, declarou Fernando Cerqueira. “Muitos não conhecem como funciona uma mediação, uma conciliação, uma separação judicial. Além de ser uma demonstração do que fazemos, é uma prestação de contas dos nossos serviços”, emendou o presidente.

Com convênios firmados com o Governo de Pernambuco, prefeituras do Recife e do Cabo, Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE), Canal Futura, Fundação Roberto Marinho e outras instituições, a Alepe prova, com mais uma parceria, que está a serviço da sociedade pernambucana. “Acredito que dessa forma estamos levando mais dignidade para a população. Dessa vez, estaremos levando para o conhecimento das pessoas os trabalhos realizados pelo Judiciário”, destacou Eriberto Medeiros, presidente da Alepe.

Já para o deputado Clodoaldo Magalhães, primeiro-secretário da Alepe, a parceria é um exemplo de cidadania. “Leva informação sobre o judiciário, mas leva principalmente cidadania para as pessoas. O importante é fazer o cidadão conhecer os serviços jurisdicionais e saber que muitos deles são gratuitos. E além de conhecê-los, é fundamental que eles saibam como acessar esses serviços, e é isso que essa parceria vai tornar possível”, concluiu.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter