França

Paris vai inaugurar 'museu-memorial' do terrorismo em 2027

O historiador e responsável pelo projeto, Henry Rousso, explicou que o memorial é para destacar a "força e resistência" diante dos ataques

O museu proporcionará um espaço importante para vítimas, sobreviventes e os socorristasO museu proporcionará um espaço importante para vítimas, sobreviventes e os socorristas - Foto: Joel Saget / AFP

A França, alvo de ataques extremistas nos últimos anos, inaugurará um "museu-memorial do terrorismo" em 2027, para destacar a "força e resistência" diante desses ataques, informou nesta terça-feira (2) à AFP o responsável pelo projeto, o historiador Henry Rousso. 

"Concebemos o memorial e o museu como um local com esta dupla vocação, de articular a função de transmissão e homenagem, e de manter junto um compromisso de emoção e reflexão", explicou o historiador. 

O primeiro museu do gênero na França irá mencionar os atos terroristas ocorridos a partir de 1974, ano do atentado perpetrado pelo venezuelano Carlos contra o centro comercial Publicis, em Paris (dois mortos). "Também incluirá ataques anarquistas, nacionalistas, independentistas do Terceiro Mundo e políticos, assim como os mais recentes dos extremistas", explicou Rousso. 

Em setembro de 2018, a criação deste projeto foi anunciada pelo Presidente Emmanuel Macron. O museu proporcionará um espaço importante para vítimas, sobreviventes e os socorristas. Está sendo estudada a questão do lugar que ocuparão os realizadores dos atentados, com a ideia de "excluir todas as formas de heroísmo", ressaltou Rousso. 

No mundo, existem ao menos uma dezena de museus dedicados a ataques, entre eles o de Oklahoma City (EUA, ataque em 1995) e o de Oslo (massacre de Utoya, em 2011), e os de Nova York dedicados ao ataques de 11 de setembro de 2001.

Veja também

Só 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação federal
Educação Superior

Só 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação federal

Problema elétrico paralisa Linha Centro do Metrô nesta sexta
Metrô do Recife

Problema elétrico paralisa Linha Centro do Metrô nesta sexta