Brexit

Parlamento Europeu votará acordo comercial pós-Brexit em 27 de abril

De acordo com o porta-voz, Jaume Duch, a votação será seguida por uma resolução parlamentar

Uma bandeira da União voa acima da vitrine de uma loja em frente ao Castelo de WindsorUma bandeira da União voa acima da vitrine de uma loja em frente ao Castelo de Windsor - Foto: Justin Tallis/AFP

A votação do acordo sobre a relação comercial pós-Brexit entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido estará na ordem do dia da plenária do Parlamento Europeu em 27 de abril, anunciou nesta quinta-feira (22) o porta-voz da instituição.

O acordo, alcançado em dezembro de 2020, é aplicado de forma provisória até que a UE complete o processo formal de ratificação, mas o prazo de implementação temporário expira em 30 de abril.

De acordo com o porta-voz, Jaume Duch, a votação será seguida por uma resolução parlamentar.
 

A partir de fevereiro, os eurodeputados adiaram a decisão de ratificar formalmente o tratado, em meio a tensões pelas consequências do Brexit na Irlanda do Norte, onde foram registrados incidentes violentos.

Em particular, os eurodeputados expressaram irritação com a decisão britânica de prorrogar de forma unilateral, até 1 de outubro, os controles de mercadorias que entram na Irlanda do Norte.

O Acordo de Retirada, que administra a saída britânica do Reino Unido, prevê mecanismos específicos para evitar a implementação de uma fronteira física na Irlanda.

Em 15 de abril, no entanto, em uma sessão conjunta as comissões de Comércio e das Relações Exteriores do Parlamento autorizaram a ratificação do acordo.

"Acompanhamos muito de perto a aplicação do Acordo de Retirada e o acordo comercial", afirmou o eurodeputado conservador Christophe Hansen.

"Não hesitaremos em pedir à Comissão que atue se descobrirmos que os dispositivos do acordo não estão sendo respeitados", completou.

Veja também

Covid-19: Brasil registra pouco mais de 67 mil casos e 2.087 óbitos neste sábado (15)
Pandemia

Covid-19: Brasil registra pouco mais de 67 mil casos e 2.087 óbitos neste sábado (15)

Estudo diz que vacinação reduz em 95% mortes por Covid-19 na Itália
Pandemia

Estudo diz que vacinação reduz em 95% mortes por Covid-19 na Itália