Parque de Dois Irmãos comemora semana das crianças com programação especial

Entre as atividades estão trilhas ecológicas, pintura de rosto, espetáculos teatrais e vivências no setor de nutrição dos animais

Em programação especial para a semana das crianças, o parque oferece espetáculos teatrais, brincadeiras, vivências com os animais, pintura facial, etc. Em programação especial para a semana das crianças, o parque oferece espetáculos teatrais, brincadeiras, vivências com os animais, pintura facial, etc.  - Foto: Lu Rocha/ Semas PE

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, tem programação especial a partir desta terça-feira (8), das 9h às 16h. Aproveitar a semana das crianças no parque já se tornou tradição para muitos pernambucanos. Entre as atividades estão trilhas ecológicas, pintura de rosto, espetáculos teatrais e vivências no setor de nutrição dos animais. A entrada custa R$ 2 e algumas exposições têm ingressos vendidos à parte; idosos e crianças com até 1m de altura não pagam. A programação segue até o domingo (13).

Aproveitar a semana da criança no parque já se tornou tradição para muitas famílias pernambucanas, que até viajam do interior para o evento. Deixando a experiência ainda mais divertida e focar na temática ambiental, as crianças poderão pintar os rostos com imagens silvestres da flora nativa. A atividade conta com monitores e acontece na tenda próxima ao prédio administrativo da terça (8) até a sexta (11), entre 9h e 11 e das 14h 16h.

Leia também:
Pesquisa sobre saúde alimentar das crianças inicia mais uma fase nesta segunda
Dia das Crianças: a pureza da eterna infância


Ainda nos dias de semana, o zoológico recebe excursões exclusivas para escolas, como trilhas interpretativas na Mata Atlântica e visitas aos bastidores do zoo, promovendo experiências no setor de nutrição - o local onde são preparadas as refeições do animais; na quarentena - local onde os animais repousam e se recuperam; e na clínica veterinária, tendo contado com o trabalho de veterinários e biólogos. Para participar, as escolas devem se inscrever através do telefone: 3184-7754.

Para o público mais velho, a programação também conta atividades de educação ambiental do projeto Preguiça de Garganta Marrom e de falcoaria - uma brincadeira que estimula o voo de aves de rapina m mediante recompensa. Também estão previstas oficina de plantio de mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, exposições sobre répteis (com ingressos vendidos separadamente), esqueletos e ossos de animais silvestres (osteotecnia).

Na sexta-feira (11), a partir das 9h, acontecem exposições sobre morcegos, escorpiões e aranhas, além de atividades lúdicas como teatro de fantoches, jogos e brincadeiras, no auditório do equipamento, numa parceria do parque com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A coordenação é dos professores Ednilza Maranhão, Luiz Augustinho Silva e Jeane Modesto.

A semana com programação diferenciada é resultado de ação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) por meio do Parque Estadual de Dois Irmãos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, o foco deste ano é abordar o cuidado com a natureza e receber melhor o público de todo o estado. “Este ano, a programação do Parque reforça o seu compromisso em promover a aproximação das famílias com a natureza, realizando ações educação ambiental, de forma lúdica e atrativa para os nossos visitantes, garantindo também o cuidado com o bem-estar dos animais”, comentou.

Fim de Semana

Para o final de semana, o foco da programação são as brincadeiras recreativas. No Dia das Crianças (12) e no domingo (13), as crianças poderão aproveitar teatro, contação de histórias, oficinas e brincadeiras guiadas por recreadores e educadores em toda da área do parque.

Confira a programação completa do parque para esta semana:

Da terça (8) à sexta-feira (11):


- 9h às 11h e 14h às 16h - Pintura de rosto com temas de fauna e flora.
Local: Próximo ao prédio administrativo

- 9h às 11h e 14h às 16h - Exposição de ossos e esqueletos de animais silvestres (osteotecnia)
Local: Prédio ao lado do Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental

- 9h às 11h e 14h às 16h - Exposição Mundo dos Répteis
Local: Parque Estadual de Dois Irmãos (Centro Vasconcelos Sobrinho).
Ingressos: R$ 3,00 (a serem vendidos na entrada da exposição, separadamente do ingresso do Parque). Visitantes com mais de 60 anos, crianças até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes não pagam.

- 10h às 11h - Zoo bastidores*
Local: Setores de nutrição, quarentena e clínica veterinária
*Obs: Atividade destinada às escolas, mediante agendamento pelo telefone: 3184-7754

- 10h às 11h / 14h às 16h - Educação Ambiental do Projeto Preguiça de Garganta Marrom
Local: Alameda dos primatas

- 14h30 / 15h30 - Atividade de falcoaria
Local: Bosque do pau-brasil, ao lado do prédio administrativo

- 14h30 / 15h30 - Atividade de falcoaria
Local: Bosque do pau-brasil, ao lado do prédio administrativo

- 11h às 16h - Trilha interpretativa na Mata Atlântica (curta)
Local: Saída do prédio administrativo, com destino ao Açude do Meio - confirmar

- 14h às 16h - Oficina de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica
Local: Sementeira do Parque

*9h às 11h - 14h às 16h - As atividades acontecem exclusivamente na sexta-feira (11/10), realizadas pelo Parque de Dois Irmãos, numa parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Local: Auditórios do Parque.

12 e 13 de outubro - sábado e domingo, 9h às 16h

Serão realizadas atividades como brincadeiras, oficinas, esquetes teatrais e contação de história em todos os polos:

Polo 1 -  Parquinho

Polo 2 - Alameda dos Primatas

Polo 3 - Cidade das Crianças

Veja também

Quase 40% das plantas estão ameaçadas de extinção, mostra pesquisa
Meio Ambiente

Quase 40% das plantas estão ameaçadas de extinção, mostra pesquisa

Pernambuco apresenta menor número de endividamento
Economia

Pernambuco apresenta menor número de endividamento