Parque Histórico Nacional dos Guararapes será revitalizado

Tombado pelo Iphan, o parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes

Parque será revitalizadoParque será revitalizado - Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão

Os ministros da Cultura, Roberto Freire, e da Defesa, Raul Jungmann, selaram na manhã desta quarta-feira (1º), em Brasília, parceria para revitalizar o Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no município de Jaboatão de Guararapes, na Região Metropolitana de Recife.

Tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional, o parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648-1649), que consistiu em enfrentamentos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da região Nordeste do Brasil. A batalha resultou no fim da ocupação holandesa e a consolidação da soberania portuguesa na área, que hoje faz parte do Grande Recife. O Dia do Exército Brasileiro é comemorado na data da vitória brasileira na 1ª Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648.

Criado em 1971, o parque conta com uma área de 224,40 hectares, sob responsabilidade do Exército nacional.O local também contempla a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes- templo barroco que guarda os restos mortais dos heróis das lutas ali travadas.

O ministro Roberto Freire quer investir na infraestrutura do parque para receber turistas e a comunidade, e que abrigue uma exposição sobre a sua importância histórica. “Queremos um grande projeto unindo esses dois ministérios: o da Defesa e o da Cultura. Além do memorial, ele deve ser algo que tenha infraestrutura para lhe dar sustentabilidade. Não podemos deixar passar a oportunidade de dar uma destinação a um sitio histórico como aquele”, afirmou o ministro.

O ministro Raul Jungmann destacou que o projeto deve prever a recuperação das edificações existentes. “O local foi berço da formação da nossa nacionalidade, onde surgiu o sentimento de pátria. Tem grande significado para o País e por isso, é importante sua preservação e revitalização”, apontou.

Acompanhados da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Débora Albuquerque, e do secretário geral do Ministério da Defesa, general Silva e Luna, os ministros iniciaram as tratativas para organizar como será a elaboração do projeto, definir responsabilidades e ampliar o número de parceiros envolvidos, como entidades vinculadas ao MinC e a prefeitura municipal de Guararapes.

Veja também

Brasil registra 2.616 óbitos por Covid-19 em 24h e total de mortes já ultrapassa 350 mil
Coronavírus

Brasil registra 2.616 óbitos por Covid-19 em 24h e total de mortes já ultrapassa 350 mil

'Se casal deu qualquer informação falsa pra mim, não fico na causa', diz advogado de Dr. Jairinho
Henry Borel

'Se casal deu qualquer informação falsa pra mim, não fico na causa', diz advogado de Dr. Jairinho