Senado

Partido governista no Japão garante ampla vitória em eleições após assassinato de Abe

O Partido Liberal Democrata (PLD), que governa o país e ao qual Abe pertencia, e o partido Komeito, seu aliado, reforçaram seu domínio com mais de 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta

Eleições no JapãoEleições no Japão - Foto: Kazuhiro Nogi / AFP

O partido que governa o Japão e seus aliados obtiveram nas eleições para o Senado deste domingo (10) votos suficientes para formar uma ampla maioria, dois dias após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe durante um evento de campanha.

O Partido Liberal Democrata (PLD), que governa o país e ao qual Abe pertencia, e o partido Komeito, seu aliado, reforçaram seu domínio com mais de 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta, de acordo com a imprensa japonesa.

Os dois partidos fazem parte do que agora é uma supermaioria de dois terços disposta a alterar a Constituição pacifista do país e fortalecer seu papel militar a nível global, um objetivo de longa data de Abe.

Mesmo antes do assassinato que chocou o país, o PLD e Komeito avançavam para fortalecer sua maioria.

“Acho importante que as eleições tenham sido realizadas normalmente”, disse o atual primeiro-ministro Fumio Kishida, acrescentando que vai focar seu mandato na covid, na Ucrânia e na inflação.

O assassinato do ex-premiê na sexta-feira ofuscou a votação, mas o chefe de Governo e sucessor de Abe, Fumio Kishida, insistiu que o choque provocado pelo crime não iria interromper o processo democrático.

Admitindo a derrota, Kenta Izumi, líder do opositor Partido Democrático Constitucional, que deve perder vários assentos, disse que estava claro que "os eleitores não queriam mudar", segundo a Kyodo News. 

A taxa de participação nas eleições foi de 52%, segundo os últimos dados disponíveis na manhã de segunda-feira. 

O corpo de Abe chegou a Tóquio no sábado procedente da região oeste do país, onde ele foi baleado na sexta-feira. 

O assassinato provocou um grande choque no país e na comunidade internacional, que expressou condolências e condenações ao crime. 

O homem acusado pelo assassinato, Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi detido e afirmou aos investigadores que atacou Abe porque acreditava que o político era vinculado a uma organização que não foi identificada. 

A imprensa japonesa descreveu a entidade mencionada como uma organização religiosa e afirmou que a família de Yamagami sofreu problemas financeiros em consequências das doações de sua mãe para o grupo.

- "Remorso" -

Abe pronunciava um discurso de campanha na região de Nara (oeste do Japão) para apoiar um candidato do PLD quando Yamagami abriu fogo. 

Depois de ser atingido por dois tiros no pescoço, Abe foi declarado morto poucas horas depois, apesar dos esforços de uma equipe de 20 médicos.

O Japão é um país com poucos crimes violentos e tem leis rígidas sobre o porte de armas e, por consequência, a segurança nos atos de campanha não é tão severa. 

Após o assassinato de Abe a segurança foi reforçada para os eventos com o primeiro-ministro Kishida.  

Takao Sueki, de 79 anos, disse que compareceu às urnas com a instabilidade internacional em mente, incluindo a invasão russa contra a Ucrânia. 

"Ao observa a situação do mundo, penso como o Japão vai administrar o cenário", disse. 

No sábado, a polícia admitiu falhas no dispositivo de segurança de Abe e prometeu uma investigação exaustiva. 

"Acredito que é inegável que houve problemas com as medidas de escolta e de segurança para o ex-primeiro-ministro Abe", declarou Tomoaki Onizuka, chefe de polícia de Nara. 

O comandante afirmou ainda, sem conter as lágrimas, que desde que se tornou policial em 1995 nunca teve "um remorso tão amargo e um arrependimento tão grande como este".

- Um velório público e um funeral privado -

O gabinete de Abe informou que um velório acontecerá na segunda-feira à noite. Na terça-feira, apenas a família e amigos próximos comparecerão a um funeral simples.

A imprensa japonesa informou que os dois eventos devem acontecer ni Templo Zojoji, em Tóquio.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, que está na Ásia, chegou ao Japão nesta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) e tinha prevista uma breve viagem para ver Kishida e expressar seus pêsames.

Kishida, de 64 anos, mantém uma sólida maioria parlamentar ao lado do grande aliado do PLD na coalizão de governo, o Komeito. 

O primeiro-ministro, no entanto, enfrentará obstáculos políticos importantes, como a inflação e a escassez de energia.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter