Coronavírus

Partos prematuros chegam a 63% em mães que tiveram Covid-19 na gestação, mostra pesquisa

Índice foi mais que o dobro em relação a 2019; estudo do Hospital das Clínicas mostra também que 28% dos bebês analisados nasceram com menos de 32 semanas

As mortes de gestantes e puérperas por Covid-19 mais que triplicaram no ano passado em relação a 2020As mortes de gestantes e puérperas por Covid-19 mais que triplicaram no ano passado em relação a 2020 - Foto: Canva

Uma pesquisa com 71 mães que tiveram Covid-19 no fim da gestação mostra que 63% delas tiveram partos prematuros, num total de 45. Os dados mostram ainda que entre os nascimentos prematuros, 20 (28,1% do total) apresentavam idade gestacional inferior a 32 semanas. O tempo médio de gestação em gravidez normal é de 40 semanas.

O índice de prematuridade no parto entre as gestantes que foram infectadas pelo coronavírus foi mais que o dobro em relação a 2019, antes da pandemia, quando cerca de 30% dos bebês nasceram de parto prematuro no hospital. 

Segundo a pesquisa, a internação dos recém-nascidos variou de dois a 194 dias, e eles foram acompanhados do nascimento até a alta hospitalar.

A pesquisa foi feita pelo Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas, que pertence à Faculdade de Medicina da USP, entre março de 2020 e março de 2021. Foram acompanhadas gestantes que tiveram diagnóstico confirmado de Covid até 14 dias antes do parto.

A neonatologista Bruna de Paula Duarte, uma das participantes do grupo de pesquisa, afirma que é "muito importante sabermos as especificidades associadas à Covid-19, para podermos oferecer a melhor assistência possível a esses recém-nascidos".

As mortes de gestantes e puérperas por Covid-19 mais que triplicaram no ano passado em relação a 2020. Dados do Observatório Obstétrico Brasileiro (OOBr), mantido pela USP e pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mostram que pelo menos 1.455 gestantes e puérperas tiveram óbito por coronavírus registrados de 1º de janeiro a 20 de outubro de 2021. Em 2020, foram 460. Com isso, a taxa de mortalidade materna disparou de 6,7% em 2020 para 12,6% no ano passado.

Veja também

PM reage a assalto no bairro do Curado e atira contra casal suspeito; um morre e outro é preso
Região Metropolitana

PM reage a assalto no bairro do Curado e atira contra casal suspeito; um morre e outro é preso

Vangelis, compositor da trilha sonora de 'Blade Runner', morre aos 79 anos
Luto

Vangelis, compositor da trilha sonora de 'Blade Runner', morre aos 79 anos