Notícias

Passa de cem o número de municípios de Pernambuco em situação de emergência

Número de mais de cem municípios pernambucanos em situação de emergência foi divulgado pela Amupe

Sede da AmupeSede da Amupe - Foto: Reprodução/Google

O número de municípios pernambucanos que decretaram situação de emergência devido à crise dos combustíveis passou de 100 em menos de uma semana. A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) montou um grupo de trabalho para discutir a situação nessas cidades e levar demandas para o Comitê de Gerenciamento de Crise do governo estadual. Compõem o GT as prefeitas de São Bento do Una, no Agreste, Débora Almeida; e de Surubim e vice-presidente da Amupe, Ana Célia; e o prefeito de Riacho das Almas, Mário Mota.

De acordo com a associação uma das principais ações, no momento, é atender os municípios que já decretaram estado de emergência e conseguiram as liminares de trânsito. Para tanto, os representantes reuniram-se com as distribuidoras de combustível e o sindicato destas empresas, para garantir que não faltem os serviços essenciais à população. A informação do GT é de que caminhões com combustível já foram liberados para municípios de diferentes regiões.

Leia também:
Justiça determina liberação de bloqueios na BR-101 e em Suape
Estoques dos supermercados já estão pela metade, diz associação

O MPPE também compõe o Comitê Estadual e está temeroso com a situação de restrição de direitos diante da crise, principalmente no Interior. O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, destacou que “a questão começa a afrontar os direitos fundamentais na medida em que dificulta o acesso da população aos produtos de necessidade básica”. A instituição vem com atuação em várias esferas desde a última semana priorizando a manutenção dos direitos de consumo e cidadania.

Veja também

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina
AMÉRICA LATINA

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas
POSICIONAMENTO

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas

Newsletter