Notícias

Passa de seis mil o número de desabrigados por conta das chuvas em Pernambuco

Estado tem recebido ajuda de Marinha e Exército na busca por pessoas desaparecidas

Número de desabrigados ultrapassou os seis mil no EstadoNúmero de desabrigados ultrapassou os seis mil no Estado - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O número de pessoas desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias ultrapassou a marca de seis mil. A informação foi confirmada nesta segunda (29) pelo secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, tenente-coronel Leonardo Rodrigues. 

“Oficialmente, o número é de 6.170 pessoas desabrigadas. Elas estão em abrigos públicos nos municípios. Temos atuação do Exército Brasileiro, da Marinha, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Essa ajuda ainda pode aumentar a depender da solicitação de recursos feita pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco”, explicou, em entrevista à TV Globo, enfatizando também a busca pelas pessoas desaparecidas em diversos pontos do Estado.

“A Defesa Civil tem mobilizado todo o sistema estadual de proteção, inclusive o sistema nacional também, para que para que cada pessoa desaparecida seja resgatada. Essa atividade de campo só vai cessar quando todos forem localizados. Temos operações em Monte Verde, Camaragibe, Milagres e Curado II. Essas áreas exigem um cuidado grande”, destacou.

Ao todo, 14 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos incidentes causados pelas chuvas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe. De acordo com o secretário, mais cidades podem integrar a lista. 



“Alguns estão declarando Situação de Emergência individualmente. Temos uma faixa litorânea, da Mata Norte à Mata Sul, com um número de 40 municípios afetados. A depender dos danos e prejuízos provocados, as cidades ficam habilitadas a fazer essa declaração”, frisou. 

Em relação ao número de mortos, o Governo do Estado havia elevado a contagem para 91 de acordo com balanço divulgado no fim da manhã, mas, ao longo da tarde, mais dois corpos foram encontrados, subindo o número para 93.

Previsão do tempo
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apesar da redução no volume, as chuvas devem continuar com intensidade moderada até a próxima sexta-feira (3) na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.

 

Veja também

STF libera valor dos precatórios do Fundef destinado a professores de Pernambuco
Educação

STF libera valor dos precatórios do Fundef destinado a professores de Pernambuco

OMS investiga se rápida propagação da varíola do macaco se deve a mutações
MONKEYPOX

OMS investiga se rápida propagação da varíola do macaco se deve a mutações