integra

TI Abreu e Lima terá integração temporal a partir de sábado (21)

Terminal passa a fazer parte do sistema de integração temporal, que garante gratuidade por até 2 horas

Ao todo, serão 19 terminais integrados operando por meio do sistema Ao todo, serão 19 terminais integrados operando por meio do sistema  - Foto: Google Maps/Reprodução

A partir do próximo sábado (21), passageiros que utilizarem qualquer uma das 11 linhas que atendem o Terminal Integrado de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, serão beneficiados com o novo sistema de integração temporal.

A novidade permite que os usuários entrem pela porta da frente dos ônibus, com a validação do cartão VEM na catraca, e paguem uma única tarifa, por sentido da viagem, no período de até duas horas.

Ao todo, serão 19 terminais integrados operando por meio do sistema que permite o embarque exclusivamente usando o cartão VEM. O uso do serviço também garante a troca de modal (ônibus ou metrô) sem cobrar uma nova tarifa por isso. 

De acordo com o Grande Recife, a integração temporal permite mapear o trajeto do passageiro, identificando o momento do embarque, garantindo assim a cobrança única.

Qualquer um dos tipos do cartão de passagem pode ser utilizado na aplicação do benefício, seja ele Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso.

Quem preferir pagar a passagem em dinheiro não será contemplado pela integração temporal.

Outro objetivo do sistema é evitar a entrada irregular de passageiros nos terminais e estações do metrô. Para ter certeza de que não foi cobrado por uma viagem - feita dentro do tempo estipulado -, é preciso ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração” indicando a continuidade. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Passe Livre, Livre Acesso e Idoso porque já são gratuitos.

Distribuição gratuita
Quem ainda não tem o vale eletrônico pode adquirir um do tipo Comum, gratuitamente. Basta efetuar o cadastro no próprio TI Abreu e Lima, levando um documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. A entrega é feita na hora e a recarga pode ser realizada no momento do cadastro, sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

Além de Abreu e Lima os outros terminais que aderiram ao sistema de integração temporal são: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce e Camaragibe .

Desconto indevido 
Em casos de desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de duas horas, o usuário pode pedir o ressarcimento da cobrança entrando em contato com a Urbana-PE, pelo telefone (3125-7858). É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Veja também

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia
JORNALISMO

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Edifício Holiday, na Zona Sul do Recife, é avaliado em mais de R$ 34 milhões para leilão
URBANISMO

Edifício Holiday, na Zona Sul do Recife, é avaliado em mais de R$ 34 milhões para leilão

Newsletter