METEOROLOGIA

Passagem do tufão Yagi pelo Vietnã deixa 127 mortos

As inundações e deslizamentos de terra provocados pela forte tempestade também deixaram 752 feridos

Uma mulher rema um barco ao longo de uma rua inundada carregando pacotes de comida na província de Thai Nguyen em 10 de setembro de 2024, após o Tufão Yagi atingir o norte do VietnãUma mulher rema um barco ao longo de uma rua inundada carregando pacotes de comida na província de Thai Nguyen em 10 de setembro de 2024, após o Tufão Yagi atingir o norte do Vietnã - Foto: Huu Hao / AFP

O número de vítimas do tufão Yagi, que atingiu o norte do Vietnã, aumentou para 127 mortos, informou a imprensa oficial nesta terça-feira (10), que também reportou 54 desaparecidos.

A Agência Vietnamita de Informação (VNA) citou funcionários da agricultura para confirmar este balanço.

Cerca de 210.000 hectares de cultivos foram destruídos e 734.000 cabeças de gado e aves de criação morreram, segundo a VNA.

O balanço anterior deste tufão, com consequências mortais também na China e nas Filipinas, era de 82 mortos e 64 desaparecidos.

As inundações e deslizamentos de terra provocados pela forte tempestade também deixaram 752 feridos, informaram fontes do departamento de gestão de desastres naturais.

As equipes de emergência lutavam nesta terça-feira para ajudar as pessoas ilhadas em telhados devido às inundações provocadas pelo Yagi.

"Perdi tudo, tudo. Tive que buscar refúgio no último andar para salvar minha vida. Não conseguimos salvar nenhum móvel, tudo está debaixo d'água", disse Phan Thi Tuyet, de 50 anos, morador da capital, Hanói.

O Yagi, que tocou o solo no sábado na região de Haiphong, foi considerado pelos meteorologistas locais o tufão mais intenso a atingir o norte do Vietnã nas últimas três décadas.

A tempestade, com rajadas de 149 km/h, provocou o desabamento de pontes, danificou fábricas e derrubou casas, antes de perder força no domingo à noite.

Antes de atingir o Vietnã, o tufão Yagi atravessou o sul da China e as Filipinas, onde provocou pelo menos 24 mortes e deixou dezenas de feridos.

Veja também

Milei veta orçamento universitário após jornada de protestos na Argentina
AMÉRICA DO SUL

Milei veta orçamento universitário após jornada de protestos na Argentina

Brasil condena ataques do Irã contra Israel
Guerra

Brasil condena ataques do Irã contra Israel

Newsletter