Passaportes voltam a ser emitidos a partir desta segunda-feira

Segundo a Casa da Moeda, o serviço deve estar funcionando normalmente em até cinco semanas, inclusive o prazo de entregas

Carteiras dos passaportesCarteiras dos passaportes - Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Os passaportes voltam a ser produzidos nesta segunda-feira (24) após quase um mês sem expedição do documento. Eles haviam parado de ser feitos por falta de recursos no orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. 

De acordo com a Polícia Federal (PF), na tarde da última sexta-feira (21), o órgão recebeu do Ministério da Justiça a verba extra de R$ 102 milhões para regularizar a emissão. Ainda segundo a PF, os postos de atendimento para dar entrada no passaporte não tiveram paralisação, mesmo com a interrupção do serviço, e continuaram a receber solicitações e fazer as entrevistas para a emissão do documento, o que acarretou em 175 mil pedidos acumulados.“Em nenhum momento as pessoas foram prejudicadas nesse período, de mais ou menos um mês, em que a Casa da Moeda não expediu as cadernetas de passaportes, pelo menos no sentido de dar entrada aqui na polícia Federal, porque o agendamento e atendimento continuou normal”, afirmou Giovanni Santoro, da Polícia Federal.

Diante disso, a Casa da Moeda pretende trabalhar 24h por dia e sete dias por semana para compensar os pedidos acumulados a partir desta segunda e arcará com os possíveis custos extras. As entregas devem seguir de forma cronológica, ou seja, quem pediu primeiro recebe primeiro. Também de acordo com a PF, cada posto tem uma demanda diferente, então, o prazo de entrega vai variar de acordo com o local de emissão. A Casa da Moeda consegue imprimir em um dia aproximadamente 15 mil passaportes.

Leia Também

Casa da Moeda diz que produção de passaportes será normalizada em cinco semanas

Passaportes voltarão a ser emitidos 

Temer sanciona projeto que libera R$ 102 milhões para emissão de passaportes 

 

Veja também

Corpos de vítimas de acidente com ônibus só devem chegar ao Pará nesta quarta
Tragédia

Corpos de vítimas de acidente com ônibus só devem chegar ao Pará nesta quarta

Mundo ultrapassa a marca de 100 milhões de casos por Covid-19
Coronavírus

Mundo ultrapassa a marca de 100 milhões de casos por Covid-19