Pássaros silvestres mantidos em cativeiro são resgatados em bar no Cabo de Santo Agostinho
Entre as espécies encontradas no local, estavam sabiás-laranjeiras e canários-da-terra
Seis pássaros silvestres mantidos em cativeiro foram resgatados por agentes da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) num bar localizado no entorno da Mata do Sistema Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a CPRH, entre as espécies encontradas no local, estavam sabiás-laranjeiras e canários-da- terra. Os animais foram capturados após fiscalização em construções irregulares na área.
Os pássaros estavam em gaiolas e, após a captura, foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), no Recife.
Localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o Refúgio da Vida Silvestre das Matas do Sistema Gurjaú é considerado de extrema importância para a conservação do bioma da Mata Atlântica. Lá, há mais de 200 nascentes de água e são garantidas a existência e a reprodução de diversas espécies da fauna e flora.
Leia também
• Iguana e família de timbus são resgatados em bairros do Recife
• Gato-mourisco é devolvido ao habitat, em Caruaru
• Castração: saiba qual a necessidade e a idade recomendada para a cirurgia
De acordo com a gestora das Matas do Sistema Gurjaú, a bióloga Elaine Braz, as ações de fiscalização e monitoramento são periódicas na área e contam com a participação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), além de servidores das Secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano das prefeituras e brigadas ambientais dos municípios pertencentes.