Pastor americano sequestrado durante culto na África do Sul é resgatado após intenso tiroteio
Josh Sullivan foi levado por homens armados
O pastor americano Josh Sullivan, de 45 anos, sequestrado por homens armados durante um culto na África do Sul na semana passada, foi resgatado nessa terça-feira (15) após um intenso tiroteio que deixou três mortos, segundo a polícia.
De acordo com a rede televisiva inglesa BBC, ele foi localizado no município de Gqeberha, no Cabo Oriental — mesmo local de onde havia sido levado na última quinta-feira. As autoridades ainda não divulgaram informações sobre os sequestradores, mas suspeitam que eles conheciam a rotina da família.
Leia também
• Três mulheres são libertadas de sequestro pela PM, em Carpina; suspeito reage, mas é preso
• Policial aposentada é vítima de sequestro na Saúde, zona sul de SP
• Número de mortos em sequestro de trem no Paquistão sobe para 31
Os sequestradores de Sullivan fizeram um pedido de resgate, o que levou à intervenção da unidade de elite da polícia da África do Sul, conhecida como Hawks. Em um comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, os Hawks disseram que Sullivan foi resgatado após "informações de inteligência verificadas nas quais uma equipe coordenada... se moveu rapidamente para o local identificado".
O porta-voz dos Hawks, Avele Fumba, disse que, quando os policiais se aproximaram da casa [imagem abaixo], os suspeitos tentaram fugir dentro de um veículo, enquanto abriam fogo.
This is the house where the kidnapped US pastor was rescued in Gqeberha. Three suspects were shot dead.@SAPoliceService pic.twitter.com/OwiiYf6eCj
— Yusuf Abramjee (@Abramjee) April 16, 2025
— Os policiais responderam com precisão tática, levando a um tiroteio de alta intensidade no qual três suspeitos não identificados foram mortalmente feridos — disse Fumba, segundo a BBC.