Paulista divulga programação oficial do Carnaval 2019

Neste ano, o destaque vai para as agremiações Catraias de Pau Amarelo, Cavalo Branco e o grande homenageado Bacalhau na Vara

Bacalhau na Vara completa 50 anos de foliaBacalhau na Vara completa 50 anos de folia - Foto: Prefeitura do Paulista / Divulgação


A Prefeitura do Paulista divulgou nesta sexta-feira (1) a programação oficial do Carnaval 2019. Com investimento na ordem de R$ 650 mil, a gestão municipal irá apoiar mais de 160 agremiações que deverão se apresentar em diversos bairros não só durante o Carnaval, mas até o dia 16 de março. Segundo a Prefeitura, apesar do orçamento enxuto, as agremiações Catraias de Pau Amarelo, Cavalo Branco e o Bacalhau na Vara receberão destaque especial.

Leia também:
Baiana System e Natiruts abrem neste sábado maratona de Carnaval do Parador
Muito frevo com Alceu, Elba, Spok e Orquestrão para encerrar a folia no Marco Zero, nesta terça

Na segunda-feira (4), as Catraias sairão na Av. Arquiteto José Geraldo Castro Paes, em frente ao Bar Daniel Arcanjo, em Pau Amarelo, às 10h, e contará com a banda Inove para comandar a folia. O Cavalo Branco, também desfila no mesmo dia, às 15h, na Rua 78, em Jardim Paulista. Neste ano, a agremiação vai contar com quatro trios elétricos e orquestras de frevo. As atrações são: André Rio, Musa, banda Inove e artistas da terra.

Na Quarta-feira de Cinzas (06) entra em cena o tradicional Bacalhau na Vara. Completando 50 anos, o homenageado do Carnaval da cidade vai contar com dez trios elétricos. A animação começa às 11h, na Av. Lindolfo Color, em Paratibe. As atrações são: Maestro Spok, Ed Carlos, É Massa, Mil Milhas, A Favorita, Kypegada, Cheiro de Amor, Eduarda Alves, Cristiano Diniz e banda Inove. Entre as novidades, haverá um trio apoiando o combate à violência contra a mulher, coordenada pela Secretaria Executiva da Mulher. Neste dia, não será permitida execução de musicas que depreciem a imagem das mulheres.

HOMENAGEADO

O bloco Bacalhau na Vara será o homenageado do Carnaval do Paulista em 2019. A escolha da agremiação vem coroar os 50 anos de desfiles pelas ruas dos bairros de Paratibe e Arthur Lundgren I. Considerado um dos mais importantes blocos da folia de Momo do município, o bacalhau ficou conhecido ao longo dos anos por atrair uma multidão que não perde o fôlego nem na Quarta-feira de Cinzas.

O bloco foi fundado em 1969 por um grupo de amigos que decidiu criar um estandarte com os ingredientes que iriam parar na panela. Ao longo dos anos, a agremiação ganhou muitos seguidores, chegando a registrar em cada desfile um público de 150 mil foliões.

MOBILIDADE

A equipe da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais (SMAR) do Paulista preparou um esquema especial de trânsito para o Carnaval 2019. Ao todo, 80 profissionais, entre agentes e educadores de trânsito, estarão prestando serviço em regime de plantão para garantir a segurança e a mobilidade dos foliões que vão curtir a festa mais popular do país, no município.

Caberá aos agentes e educadores de trânsito promover as interdições das vias, e orientar os foliões sobre os desvios de itinerários e rotas de tráfego, além de informar sobre as alterações nas linhas de ônibus. Com o serviço, a Prefeitura prevê a diminuição de qualquer tipo de transtorno provocado pelos festejos de momo.

SAÚDE
Em vários pontos da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde estará prestando apoio aos blocos carnavalescos, com ambulâncias de suporte de atendimento às urgências; suporte SAMU; distribuição de preservativos com orientação à população; testagem e aconselhamento na prevenção e controle da Hepatite (B e C), HIV e Sífilis; e equipes de Vigilância Sanitária monitorando e orientando o comércio de bebidas e alimentos. Em caso de acidentes, as pessoas devem procurar a Prontoclínica Torres Galvão e a UPA de Jardim Paulista.

SEGURANÇA CIDADÃ
A Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista disponibilizará o efetivo da “Patrulha Cidadã” para reforçar a segurança dos foliões que vão aproveitar os festejos de momo no município. Com o auxilio de uma viatura e duas motos, a equipe, composta por 12 servidores, ficará encarregada de realizar abordagens e evitar possíveis atos de vandalismo durante os blocos. O trabalho vai contar com o apoio dos policiais do 17º BMPE. Para acionar a “Patrulha Cidadã”, basta realizar o chamado pelo fone 153 ou através do aplicativo de celular “Paulista Conectada”.

Veja também

Nova Zelândia registra 1º caso de Covid-19 em mais de dois meses
Pandemia

Nova Zelândia registra 1º caso de Covid-19 em mais de dois meses

Brasileiros acreditam que inflação será de 5,2% nos próximos 12 meses
Economia

Brasileiros acreditam que inflação será de 5,2% nos próximos 12 meses