COVID-19

Paulista inicia, nesta quarta-feira (16), vacinação de crianças a partir dos 5 anos sem comorbidade

A imunização infantil ocorre em três polos, por ordem de chegada. No momento da aplicação, é necessário apresentar a documentação da criança e dos pais ou responsáveis

VacinaçãoVacinação - Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista

O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, vai iniciar, nesta quarta-feira (16), a vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir dos 5 anos, sem comorbidade

O imunizante será ofertado em três polos exclusivos para o público infantil, localizados na Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga; no Colégio Firmino da Veiga, no Centro; e no Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe (confira endereços abaixo).

O atendimento acontece das 9h às 16h, por ondem de chagada, não sendo necessário agendar para receber a vacina. É preciso levar CPF ou Cartão SUS e RG ou Registro de Nascimento, tanto da criança quanto do adulto, além do comprovante de residência no nome do responsável.

O município de Paulista também segue vacinando crianças a partir de 5 anos com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo.

O grupo com comorbidade precisa apresentar laudo médico, além da documentação pessoal. Os pais ou responsáveis também devem levar laudo médico para a vacinação de crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico.
 


Orientação aos pais ou responsáveis
A Prefeitura de Paulista lembra que a contraindicação vacinal existe apenas para quem possui reação alérgica grave (anafilaxia) a qualquer um dos componentes do imunizante. 

Por precaução, o imunizante contra a Covid-19 não deve ser administrado simultaneamente a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo mínimo de 15 dias.

No momento da aplicação, os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando concordância. Em caso de ausência, será exigida autorização através de um termo de consentimento por escrito.

Nesses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como os documentos da criança e o comprovante de residência.

Em Paulista, segundo a prefeitura, mais de cinco mil crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas. Não houve nenhum registro de reação adversa.

Confira os polos de vacinação para o público infantil em Paulista (dos 5 aos 11 anos): 

De segunda-feira a sábado - 9h às 16h

- Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.

- Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.

- Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.

Veja também

Blinken cita 'divergência real' por fala de Lula sobre Israel, mas destaca aliança
POLÊMICA

Blinken cita 'divergência real' por fala de Lula sobre Israel, mas destaca aliança

Medicamento para a asma pode prevenir riscos de alergias alimentares, diz estudo
PESQUISA

Medicamento para a asma pode prevenir alergias alimentares