Paulista oferece curso à distância pelo Qualifica Jovem Digital

Ao todo serão 100 vagas para o curso oferecido de forma gratuita com inscrições começando nesta segunda-feira (4)

Os cursos serão feitos totalmente de forma onlineOs cursos serão feitos totalmente de forma online - Foto: Divulgação

A Prefeitura do Paulista junto ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lançaram, em parceria, o "Qualifica Jovem Digital", programa que vai oferecer 100 vagas para os jovens com idade de 15 a 29 anos moradores do município.

O curso terá aulas relacionadas ao emprego, como vagas e estratégias para consegui-lo. As inscrições começam nesta segunda-feira (4) e são feitas por duas formas. O interessado pode ligar ou mandar uma mensagem via Whatsapp para o número (81) 98731.5836, das 8h às 17h, informando os dados solicitados como nome completo, CPF, endereço e data de nascimento.

Os cursos serão feitos de forma digital através de um aplicativo que será disponibilizado após o ato da inscrição. O aluno pode escolher entre dois turnos, com 50 vagas no horário da manhã das 9h às 10h, e 50 no turno da tarde das 14h às 15h. As aulas têm previsão para começar no dia 11 de maio, com oito encontros tendo duração de duas semanas, que vão acontecer na segunda, quarta e sexta-feira.

Os temas abordados serão diversos, entre eles: currículo e empregabilidade; criatividade; dicas para processo seletivo; trabalho em equipe; Educação financeira; Linkedin e comportamento no meio digital; empreendedorismo e oratória. O curso não garante nenhum vínculo empregatício.

O CIEE vai disponibilizar o aplicativo para quem efetuar a inscrição. Já a Prefeitura do Paulista vai entrar com a articulação, mobilização, divulgação e formação dos grupos.“Os jovens que estão em casa em isolamento social, têm que entender que o isolamento é só social e não virtual. O isolamento de aprender, de buscar conhecimento e qualificação não existe, ele ultrapassa as barreiras. É oferecida essa capacitação pra o jovem, para que assim que passarmos esse processo ele possa buscar o seu primeiro emprego com os conhecimentos adquiridos", disse o coordenador e idealizador do Qualifica Jovem Digital, Adriano Diniz.

Essa é a primeira edição do Qualifica Jovem Digital, que antes, no formato presencial, se chamava Qualifica Jovem. Segundo o coordenador, na próxima quarta-feira outros municípios como Olinda e Abreu e Lima irão abrir vagas para os interessados.

Com parcerias, IFPE oferece cursos gratuitos

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), através da parceria firmada entre a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (SETUR-PE) e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ-PE), oferecerá, gratuitamente, 960 vagas de cursos à distância na área do turismo. As inscrições vão desta sexta-feira (01) até a quinta-feira (07) e são feitas no site (http://selecoes.dead.ifpe.edu.br/).

O resultado da classificação preliminar será divulgado em 11 de maio, seguindo à ordem de inscrição. Todo o processo seletivo e também avaliativo dos cursos será feito de forma online, desde a matrícula até os exercícios e avaliações passadas.

Os cursos são oferecidos em 10 modalidades, as formações são em: Agente de Informações Turísticas, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Balconista de farmácia, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviços de Saúde, Operador de Caixa e Recepcionista. Com carga horária que variam de 160h até 240h, os cursos são em 3 eixos principais: ambiente e saúde, gestão e negócios e hospitalidade e lazer.

“A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco mantém ativas as atividades ligadas ao setor neste período de isolamento, e estes cursos online já são resultado de negociação feita neste período," explicou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A definição dos cursos foi feita em articulação do IFPE com a SETUR e a SETEQ. "É importante se qualificar nesse momento pra ter novas oportunidades de emprego. Nesse momento de pandemia nos estamos precisando se reinventar e diversificar, se qualificar é uma boa opção por que você pode ter novas oportunidades, sempre aproveitando o tempo ocioso," disse a diretora geral da EaD do IFPE, Fabíola Paes.

Veja também

Dificuldade de rastreamento afeta metade do arsenal de armas no Brasil
ARMAS

Dificuldade de rastreamento afeta metade do arsenal de armas no Brasil

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais
Folha Pet

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais