Chuvas em Pernambuco

Paulo Câmara recebe relatórios de ações de secretários, após visita a municípios em emergência

Governador ouviu as principais demandas dos prefeitos e apresentou balanço das últimas intervenções realizadas no Estado

Governador Paulo Câmara acompanha relatórios de secretários, após visitas aos municípios pernambucanos afetados pelas chuvasGovernador Paulo Câmara acompanha relatórios de secretários, após visitas aos municípios pernambucanos afetados pelas chuvas - Foto: Aluísio Moreira/SEI

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, se reuniu com os secretários estaduais, na tarde desta sexta-feira (3), para avaliar o andamento das ações emergenciais, realizadas nos munícipios afetados pelas chuvas durante os últimos dias. Os gestores visitaram as cidades, conforme designação, e posteriormente repassaram as principais demandas de cada uma.

Entre as principais necessidades estão a disponibilização de máquinas para desobstrução de vias e recuperação de estradas, além da realização de limpezas em canais e maior andamento de ações sociais.

“Vamos dar o apoio necessário e empregar todos os nossos recursos para ajudar os municípios a se recuperarem. Nossos secretários estão atentos, já nos repassaram as principais demandas e não vamos medir esforços neste momento”, assegurou Paulo Câmara, que também apresentou um balanço das últimas ações realizadas no Estado para mitigar os impactos causados pela chuva.

Também nesta sexta-feira, mais cedo, o governador enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dois projetos de lei de assistência. O Auxílio Pernambuco vai pagar R$ 1,5 mil às famílias em situação de extrema pobreza, que estão desabrigadas, desalojadas ou perderam bens em consequência dos deslizamentos de barreiras e alagamentos. Serão mais de R$ 120 milhões do Tesouro Estadual investidos na iniciativa, que de acordo com o Governo do Estado, deverá beneficiar 82 mil famílias dos municípios que declararam situação de emergência. Já os dependentes de pessoas falecidas em consequência dos temporais terão direito a uma pensão vitalícia de um salário mínimo.

Paulo Câmara propôs ainda a inclusão das famílias desabrigadas pela chuva em um programa habitacional. O projeto leva em consideração o perfil socioeconômico das famílias em situação de vulnerabilidade habitacional e redefine o critério de família de baixa renda, estabelecendo que suas ações contemplem aquelas com renda mensal de até dois salários mínimos.
 

Veja também

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica
SAÚDE

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Newsletter