Coronavírus

PCR habilita mais de 400 costureiros para produzir máscaras para população de baixa renda

Prefeito Geraldo Julio destacou que a ação tem como objetivo reforçar a prevenção com a distribuição de máscaras para a população mais vulnerável, além de estimular a geração de renda

Prefeito do Recife, Geraldo JulioPrefeito do Recife, Geraldo Julio - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (14), a lista de mais de 400 costureiras e costureiros convocados para produzir 500 mil máscaras de tecido. De acordo com o anúncio feito pelo prefeito Geraldo Julio, a ação tem como objetivo reforçar a distribuição de máscaras para a população mais vulnerável, além de estimular a economia local e a geração de renda. A Prefeitura do Recife já está distribuindo 300 mil máscaras, também confeccionadas por costureiros e costureiras da cidade, em um outro edital realizado em maio.

“Estamos contratando hoje (terça-feira) 385 costureiras e costureiros, além de 20 microempresas e cooperativas que vão produzir 500 mil máscaras de tecido que serão compradas pela Prefeitura. Nós lançamos o edital, eles se inscreveram e apresentaram a documentação necessária. A partir de hoje (desta terça), essas costureiras e costureiros, além das microempresas e cooperativas, vão receber as encomendas e poder entregar, nos próximos dias, essas máscaras, que serão distribuídas nas Estações Itinerantes e também no porta a porta realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde. A prevenção é o mais importante a se fazer neste momento e a grande maioria da população já aderiu ao uso da máscara, mas vamos entregar ainda mais para a população mais vulnerável”, disse o prefeito Geraldo Julio.

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), que encabeçam a ação, comprarão cada máscara por R$ 2,20, menos os impostos. Das 901 propostas recebidas, foram aprovadas 385 pessoas físicas e 20 jurídicas, que agora devem entrar em contato para agendar as entregas dos produtos, pelo e-mail [email protected]. A marcação de horário é necessária para evitar a aglomeração de pessoas. A lista está disponível na edição desta terça-feira (14), do Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Desde junho, 300 mil máscaras artesanais começaram a ser distribuídas pela PCR, através do Programa Saúde em Todo Lugar, da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, nos mercados e feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do centro da cidade. O programa criou ainda as Estações Itinerantes, que vão estar, até sexta-feira (17), das 8h às 16h, no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio), no Largo da Encruzilhada; Praça dos Taxistas (Casa Amarela); Academia da Cidade de Roda de Fogo (Torrões); Praça de Jardim São Paulo; Praça da Mauricéia (Ipsep); Rua Vasco da Gama (Vasco da Gama) e Praça do Ibura (Cohab/ UR4/ UR5). Apenas a estação do Carmo funciona no feriado da quinta (16), Dia de Nossa Senhora do Carmo. Além das estações fixas, os agentes de saúde também está fazendo distribuição de máscaras e kits de higiene, hoje , na comunidade do Bode, no Pina, e nesta quarta (15) em Santa Luzia, Zona Oeste da cidade.

Veja também

Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina
Vacina

Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina

Senado aprova uso de recursos para compra de máscaras e álcool
notícias

Senado aprova uso de recursos para compra de máscaras e álcool