Coronavírus

PCR retoma o funcionamento normal de 12 das 20 unidades que atendiam casos suspeitos de Covid-19

Oito unidades da Atenção Básica, uma em cada Distrito Sanitário, continuam atendendo pacientes com sintomas respiratórios

Jailson Correia, secretário de Saúde do RecifeJailson Correia, secretário de Saúde do Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Após quatro meses de queda nos índices de casos de Covid-19 no Recife, a Prefeitura do Recife (PCR), por meio da Secretária de Saúde (Sesau), resolveu voltar com o funcionamento normal de 12 das 20 unidades de referência da Atenção Básica à Saúde, que estavam centralizando os atendimentos para casos suspeitos ou confirmados do coronavírus. As outras oito unidades continuam atendendo casos suspeitos de Covid.

A desativação das unidades como referência para covid está sendo possível porque houve queda de quase 50% nos atendimentos, na comparação de maio (8.817) com agosto (4.657). Na fase mais crítica da pandemia, as unidades chegaram ao recorde de 783 atendimentos nas unidades de referência, em um único dia. Esse número vem em queda desde o final do mês de maio e, atualmente, a média é de 150 atendimentos diários.

O Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante, nos Torrões; a UBT Iná Rosa Borges, no Vasco da Gama; a USF Jiquiá, na Estância; a Upinha UR 4/UR 5, na Cohab; e a Unidade de Cuidados Integrais Professor Guilherme Abath, no Hipódromo, já retomaram os atendimentos de rotina. 

Já USF São José do Coque, na Ilha Joana Bezerra; a UBT Fernandes Figueira, em Jardim São Paulo; a UBT Carneiro Leão, no Pina; e a Upinha Rio da Prata, no Ibura, estão voltando a receber os usuários comuns. E, a partir da segunda-feira, a Upinha Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro; a UBT José Dustan, na Iputinga; e a Upinha Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, normalizam os atendimentos.

Oito unidades, uma em cada Distrito Sanitário, vão continuar se dedicando ao atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. No site da Prefeitura há uma lista com os endereços das unidades.

Para Jailson Correia, secretário de saúde do Recife, o retorno do atendimento convencional nas unidades é sinônimo de dar continuidade ao tratamento de outras doenças. “Isso significa continuar o tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, as atividades de vacinação e pré-natal nessas 12 unidades. Recife, dando esse passo, segue no caminho da normalização dos atendimentos dos serviços de saúde sem, entretanto, descuidar de todos os protocolos, que incluem a prevenção com o uso de máscara, do álcool e distanciamento social” reforça o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Veja também

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Newsletter