natal

PE Conduz realiza passeio especial de Natal no Recife

Rota de lazer promovida pelo programa estadual PE Conduz acontece também no próximo domingo (02)

Último domingo do ano é marcado por passeio acessível pela iluminação natalina do RecifeÚltimo domingo do ano é marcado por passeio acessível pela iluminação natalina do Recife - Foto: Divulgação

Mais de 100 pessoas com deficiência e seus acompanhantes realizaram um passeio gratuito pela iluminação de Natal da cidade do Recife neste domingo. A iniciativa da ação foi do programa estadual PE Conduz, que realizará o transporte por meio de vans acessíveis.

A rota teve início na Praça da Jaqueira, na Zona Norte, percorreu a Avenida Agamenon Magalhães, na área central da capital, e foi em direção ao Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife. O percurso de volta passou pelo Bairro do Recife, também na região central. O desembarque aconteceu na Praça do Derby, também na área central do Recife. 

Beneficiária do Programa PE Conduz Irani Paixão, estava ansiosa para levar seu filho João Gabriel, para ver a decoração natalina da cidade. “O programa mudou minha vida e a do meu filho, passamos por situações difíceis no transporte. Ele veio para nos dar asas e valor, nos colocar de pé. Valorizar nossa criança é nos valorizar. A minha ansiedade é igual a dele, desde o início ele não sai para lugar nenhum e está tendo a oportunidade de, com toda segurança, se divertir um pouco”, disse. 

Irani Paixão Barbosa e seu filho João Gabriel Irani Paixão Barbosa e seu filho João Gabriel | Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o passeio abriu também as portas para os usuários que não utilizam o programa, ampliando as oportunidades, como conta a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marilia Bezerra. “Essa extensão das vagas a toda à população com deficiência do Estado é um ganho enorme, pois nós saímos dos cuidados básicos de saúde e passamos agora para os cuidados com a saúde mental através da oferta de lazer, que garantem ainda cidadania e humanidade”, afirmou a secretária executiva. 

Para quem perdeu o passeio deste domingo, o programa estadual destinado às pessoas com deficiência promove no dia 2 de janeiro mais uma rota pela iluminação de Natal da cidade do Recife

Os interessados devem entrar em contato com o teleatendimento do programa, através do número 0800.281.0312. Poderão participar do passeio as pessoas que apresentarem o comprovante de vacinação, sendo este um documento obrigatório. Para quem não é beneficiário do programa, as vans acessíveis farão o embarque, às 16h, e o desembarque, às 20h, na Praça do Derby. Para quem é usuário, os veículos irão buscar no endereço cadastrado a partir das 14h30. O passeio está marcado para iniciar às 17h.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter