PE estuda estreitar comunicação com famílias de internados

Secretaria Estadual de Saúde distribuirá tablets e planeja videochamadas entre médicos e familiares

Profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia no BrasilProfissionais da saúde no enfrentamento da pandemia no Brasil - Foto: Silvio Avila/AFP

Na tentativa de estreitar a comunicação entre as unidades de saúde e os familiares dos pacientes internados com quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) suspeitos ou confirmados de Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) estuda adotar um sistema de videochamadas.

“Estamos distribuindo um conjunto de tablets nos próximos dias para que esse processo de relacionamento com as famílias seja incrementado. Hoje procuramos o Conselho Regional de Medicina para avaliar como fazer isso da melhor maneira, garantindo os princípios éticos de exposição dos pacientes”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, em entrevista virtual na tarde desta terça-feira (28).

A recomendação da gestão estadual e dos municípios é manter as famílias informadas, tendo cada unidade liberdade para adotar uma dinâmica própria. Há relatos, porém, de familiares que chegam a passar mais de 20 horas sem conseguir notícias.

Leia também:
Ministro da Saúde reconhece agravamento da crise da Covid-19 no Brasil
Pernambuco estima viver o ápice da Covid-19 em maio
Pernambuco registra 366 novos infectados e 58 mortes pela Covid-19 em 24h


Por conta da característica da doença, fruto de um vírus de elevada transmissibiliade e de pouco conhecimento científico, por isso, ainda sem tratamento específico, não são permitidos acompanhantes e visitas durante o internamento.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Fiocruz busca avaliar impactos do isolamento social por conta da Covid-19
Pesquisa

Fiocruz busca avaliar impactos do isolamento social por conta da Covid-19

Em depoimento sobre ferimentos, Joice Hasselmann critica Heleno e diz não confiar na PF
DEPOIMENTO

Em depoimento sobre ferimentos, Joice Hasselmann critica Heleno e diz não confiar na PF