Passaporte sanitário

PE: Universidades federais defendem autonomia e exigência da vacinação contra Covid-19

MEC emitiu parecer que proíbe a exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais em instituições federais de ensino

UFRPEUFRPE - Foto: Divulgação

Em resposta ao parecer emitido pelo Ministério da Educação (MEC) que proíbe a exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais em instituições federais de ensino, duas universidades de Pernambuco publicaram notas na noite desta quinta-feira (30).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que "reitera sua posição em defesa da autonomia universitária e da vacinação da população contra a Covid-19".

A instituição reitera que, por causa da autonomia, pode adotar políticas institucionais de proteção da vida da comunidade universitária. 

"A autonomia das universidades é matéria já pacificada em diversas decisões do Supremo Tribunal Federal, que autoriza as universidades a disciplinarem o retorno seguro às atividades presenciais de ensino, pesquisa, extensão e administrativas", diz trecho da nota da UFPE. 

Com isso, a instituição afirma que entende ser "desnecessário o despacho ministerial" que tenta intervir nas decisões autônomas de gestão administrativa e acadêmica.

A Federal informa que começou a fazer um levantamento da cobertura vacinal na comunidade e, em breve, irá expandí-lo para estudantes da pós-graduação. Essa medida irá contribuir com decisões institucionais que sejam necessárias no combate à Covid-19 na universidade.

Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) declarou que permanecerá a decisão tomada e aprovada pelos Conselhos Superiores em 17 de dezembro de exigir a comprovação da vacinação contra o coronavírus para o retorno às atividades presenciais

"O protocolo, baseado nas recomendações das principais autoridades sanitárias e de biossegurança e em estudos científicos revisados por pares, no Brasil e no mundo, prevê a vacinação das pessoas como uma das principais medidas de proteção individual e coletiva da população e, em especial, de estudantes, servidore(a)s e colaboradore(a)s da UFRPE", diz a nota da Rural.

A UFRPE ainda destaca que todo o seu funcionamento passará por "constante monitoramento e revisão, podendo ser modificado de acordo com o cenário da pandemia".  

"Os Conselhos Superiores da UFRPE irão, oportunamente, e se necessário, analisar novamente a exigência do passaporte vacinal, considerando também o despacho do MEC", completou a instituição.
 

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter