Corpus Christi

Benção do Santíssimo Sacramento acontece no Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro

Entre as tradições levadas ao Santuário está a confecção dos tapetes decorativos característicos da data

Pela 1ª vez, festa de Corpus Christi acontece no Santuário Nossa Senhora da Conceição do MorroPela 1ª vez, festa de Corpus Christi acontece no Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro, na Zona Norte do Recife, recebeu, nesta quinta-feira (8), uma celebração inédita. Pela primeira vez, a benção com o Santíssimo Sacramento, rito tradicionalmente executado no dia de Corpus Christi, acontece aos pés da imagem de Nossa Senhora. Entre as tradições levadas ao Santuário está a confecção dos tapetes decorativos característicos da data.

A produção dos tapetes de Corpus Christi no bairro da Zona Norte da capital pernambucana começou ainda na quarta-feira (7). Os tapetes, que simbolizam um caminho feito para a passagem de Jesus, têm extensão de 30 metros e foram montados por cerca de 50 fiéis no corredor central da igreja com materiais como pó de serra, pó de café, tintas e sal grosso.

O padre Emerson Borges, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, explica que a tradição dos tapetes vem do século XIII, de Portugal. “Os fiéis, sabendo que Jesus estava passando pelas ruas, ficaram pensando em um gesto para acolhê-lo; então, eles decidiram fazer tapetes como uma forma de dar boas-vindas. Isso remete um pouco à passagem bíblica que diz que ‘aquele que entrou em Jerusalém é aquele que veio para nos salvar’. As imagens remetem à Eucaristia, como o cálice e o ostensório”, explicou o pároco.
 

“É um dia especial para igreja, no qual nós celebramos a presença de Jesus na Eucaristia. Um dia que é marcado por várias manifestações de carinho, amor; uma delas é a confecção dos tapetes feitos para que Jesus possa passar. Já a benção, é muito mais que uma presença, é uma realidade eterna da graça de Deus. O próprio Jesus, na Eucaristia, nos abençoa nesse dia trazendo para nós essa força, essa presença que todos precisamos ter diante Dele”, disse.

Neste ano, a celebração de Corpus Christi coincidiu com o dia que marca a devoção à Imaculada Conceição, o dia 8 de junho. “Como o dia, por providência divina, coincidiu com a celebração de Corpus Christi, fizemos uma ligação. Todo dia 8, de cada mês, é celebrada uma missa lembrando Nossa Senhora aqui no santuário, em referência ao 8 de dezembro. Então esse dia nos permite unir essas duas realidades divinas, a presença da mãe e do filho, em um único dia, para fortalecer a nossa fé”, completou o padre Emerson.

No início da manhã desta quinta (8), devotos participaram de uma Procissão com o Santíssimo Sacramento dentro do Santuário. O cortejo teve, ainda, a condução do Jesus Eucarístico ao altar do Santuário, onde foi exposto para adoração.

Para os fiés, a data trouxe mais uma oportunidade de estabelecer uma conexão com a fé cristã e até para estreitar laços familiares. A diarista Tatiane Lima, 31, levou as duas filhas de 1 e 10 anos ao santuário na manhã desta quinta. "É agradecer pela vida, pelas minhas filhas. É momento de mostrar gratidão a Nossa Senhora e a Cristo. Trouxe as duas crianças para apresentar o santíssimo sacramento, que é muito importante", disse. 

"A mais velha nunca tinha visto os tapetes. Ela se encantou e ficou curiosa para saber do que eles são feitos e o que significam os desenhos. É uma emoção muito grande", completou Tatiane. 

Mais tarde, às 18h, será rezado diante do Santíssimo Sacramento o Santo Terço, em preparação a Solene Celebração de Corpus Christi, que terá início às 19h30. Após uma procissão no entorno do Santuário, acontecerá a benção eucarística aos pés da Imagem de Nossa Senhora da Conceição do Morro.

Veja também

Chuvas: RMR e Zona da Mata devem receber chuvas com intensidade moderada até o domingo  (23)
Chuva

Chuvas: RMR e Zona da Mata devem receber chuvas com intensidade moderada até o domingo (23)

Acusado de planejar ato violento contra 'alvos judeus' é detido em Paris
PRISÃO PREVENTIVA

Acusado de planejar ato violento contra 'alvos judeus' é detido em Paris

Newsletter