Peregrinação de imagem de santa se encerra sábado

Em celebração aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, imagem percorreu Pernambuco

A santa chegou ao Recife em abril do ano passadoA santa chegou ao Recife em abril do ano passado - Foto: Paullo Allmeida

Cada arquidiocese do País recebeu uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida para celebrar os 300 anos da aparição da santa no rio Paraíba do Sul, em 1717. Na arquidiocese de Olinda e Recife, a imagem percorreu as paróquias durante um ano e a programação oficial será encerrada no próximo dia 22 de abril em Jussaral, litoral sul Pernambucano. A juventude católica foi a responsável por organizar e coordenar os eventos em homenagem à Padroeira do Brasil.

A imagem peregrina de Aparecida chegou no Recife em 15 de abril do ano passado e percorreu todo o Estado para ficar mais perto dos fiéis pernambucanos. A peregrinação faz parte do evento da Rota 300, que é uma solenidade promovida pela igreja católica para celebrar os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. “A santa da arquidiocese de Olinda e Recife foi trazida por dom Fernando. A juventude toda foi recepcioná-la no aeroporto”, contou Jeniffer Oliveira, coordenadora da juventude. 

Em Jussaral foi construído uma capela para abrigar a imagem peregrina. De acordo com a arquidiocese, os últimos retoques estão sendo concluídos nos próximos dias e o administrador da Paróquia será o padre José Valdir Bezerra da Silva, ordenado há 13 anos.
No dia 22 está previsto a chegada da imagem no Cabo de Santo Agostinho, às 14h, mas as recepções pelos fiéis terão início às 15h. No fim da tarde acontecerá a Missa oficial de inauguração da capela e em seguida um show com Frei Damião Silva, a dupla DDD (Obra de Maria) e os Padre João Carlos, Reginaldo Manzotti e Antônio Maria darão conta de animar os fiéis.
A construção da capela que abrigar a imagem peregrina teve início em março do ano passado, no dia da festa de São José, padroeiro do distrito de Jussaral. A nova paróquia responderá à arquidiocese de Olinda e Recife. De acordo com o padre José Valdir, ao longo do ano os fiéis devem continuar a comparecer aos eventos da igreja. “O dia 22 marca o encerramento da rota 300, mas o ano inteiro deve ser de preparação espiritual e reflexão”, explicou o padre.
O dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada padroeira do Brasil, é comemorado no dia 12 de outubro. A proposta da igreja católica é que se comemore a aparição de Nossa Senhora no Rio Paraíba durante todo o ano. Em outubro todas os esforços da igreja vão se voltar para o Santuário Nacional, localizado em São Paulo e novas programações serão divulgadas para a capital Paulista.

Veja também

Com forte chuva, Florianópolis registra morte de mãe e filha em desabamento de muro
Santa Catarina

Com forte chuva, Florianópolis registra morte de mãe e filha

O mau exemplo do STF na pandemia: aglomeração, omissão de diagnóstico e tentativa de furar fila
Coronavírus

O mau exemplo do STF na pandemia: aglomeração, omissão de diagnóstico e tentativa de furar fila