Pernambucanas se reúnem para a Marcha das Margaridas

Comitiva de mulheres saiu do Recife em direção à Brasília, para manifestações durante a semana

Comitiva pernambucana que irá para a Marcha das MargaComitiva pernambucana que irá para a Marcha das Marga - Foto: Thiago Britto/Folha de Pernambuco

Na manhã deste domingo (11), duas mil pernambucanas embarcaram para Brasília, para a sexta edição da Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 13 e 14, na capital federal. Boa parte delas partiu da Praça do Derby, onde realizaram também um ato em prol das pautas, como a retirada de direitos, machismo e todas as formas de violência contra as mulheres.

A mobilização é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). No estado a comitiva para a marcha fica a cargo da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

“Estaremos marchando para se somar às 100 mil mulheres por maior justiça. Somos a segunda maior delegação do Brasil, continuando a luta em favor dos direitos das mulheres rurais”, comenta a integrante do comitê da Marcha das Margaridas em Pernambuco, Andréa Butto.

Ao todo, 400 mulheres estiveram reunidas no bairro do Derby, onde embarcaram às 11h após a concentração.

Leia também:
1ª Marcha das Mulheres Indígenas
Marcha indígena chega a Brasília para protestar contra Bolsonaro
Marcha das Mulheres no país tem combate ao feminicídio como bandeira 

MARCHA

Realizada de quatro em quatro anos, a Marcha das Margaridas recebe o nome em homenagem a líder sindical paraibana, Margarida Maria Alves primeira mulher presidente do sindicato dos trabalhadores rurais. Ela chegou a movimentar mais de 600 ações trabalhistas em 12 anos de gestão e teve seu trabalho interrompido em 1983, quando foi assassinada.

Em 2015, as manifestações levaram cerca de 70 mil mulheres à capital federal. Já para este ano, são esperadas 100 mil. Em 2019, a movimentação será realizada nos dias 13 e 14 deste mês. Serão oferecidas oficinas para discutir os eixos do movimento, além de ensaios de batuque.

Veja também

Ministério da Saúde anuncia que vai incorporar vacina chinesa em calendário nacional
Coronavírus

Ministério da Saúde anuncia que vai incorporar vacina chinesa em calendário nacional

Militares promovem capacitação de agentes para desinfecção de locais públicos em Garanhuns
Coronavírus

Militares promovem capacitação de agentes para desinfecção de locais públicos em Garanhuns