Ciência

Pernambucano é único brasileiro a conquistar ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Pedro Gomes Cabral, de 17 anos, estuda atualmente em um colégio privado de Fortaleza

Pedro Gomes de Cabral, ao voltar de uma outra olimpíada, também medalhistaPedro Gomes de Cabral, ao voltar de uma outra olimpíada, também medalhista - Foto: Reprodução/Internet

Pela primeira vez, o Brasil ficou entre os 10 melhores países na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês). O time, formado por seis jovens de quatro estados, conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata. O ouro brasileiro foi conquistado pelo pernambucano Pedro Gomes Cabral, de 17 anos, atualmente aluno de um colégio de Fortaleza/CE.

Pedro fez 32 pontos para conseguir a medalha e o primeiro lugar no pódio. As medalhas de prata ficaram com Bernardo Peruzzo Trevizan, Francisco Moreira Machado Neto, Gabriel Ribeiro Paiva, Guilherme Zeus Dantas e Moura e Pablo Andrade Carvalho Barros. Com 142 medalhas, o Brasil é o país latino-americano com maior número de premiações na competição.

O pernambucano havia sido medalhista de prata na edição do ano passado da IMO, e Bernardo e Guilherme tinham conquistado o bronze.

A 61ª edição da IMO, que teve 105 países participantes, aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, mas foi realizada remotamente devido à pandemia da Covid-19. As provas foram aplicadas em 21 e 22 de setembro, e o resultado foi divulgado no domingo (27).

Os seis, todos estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, foram medalhistas da 41ª OBM, a Olimpíada Brasileira de Matemática, passaram por três testes seletivos e um treinamento até a IMO.

O melhor resultado da história do Brasil na competição deixou o País à frente de Japão, Singapura, Alemanha, Canadá, Romênia, França e todos os países nórdicos - referências na competição. 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter