Energia

Pernambucano ficou menos tempo sem energia no primeiro trimestre de 2021

Índice que mede tempo de interrupção no fornecimento foi o menor já registrado no período

EnergiaEnergia - Foto: Divulgação

No primeiro trimestre de 2021, o índice que afere a duração média de interrupção de energia elétrica por clientes (DEC) alcançou a marca de 2,97 horas, a menor já registrada na série histórica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para o período. 

O desempenho também foi o melhor para o mês de março, com 1,04 hora, 34% melhor que o conquistado no mesmo período do ano passado. Na prática, significa que os consumidores pernambucanos tiveram com um fornecimento mais contínuo, com menos horas de falta de energia. 

A melhora no desempenho do indicador é reflexo dos investimentos realizados pela concessionária no sistema elétrico do Estado. No decorrer de 2020, a Celpe aplicou mais de R$ 720 milhões, destinados, principalmente, à expansão, manutenção, automação e modernização da rede de distribuição de energia.

O investimento em novas tecnologias, capazes de conferir mais inteligência à rede de distribuição de energia, tem sido uma das buscas prioritárias. Os sistemas de automação repercutem diretamente na qualidade do serviço, pois permitem em diversas situações restabelecer remotamente a energia, sem a necessidade de deslocamentos de equipes de prontidão. 

A concessionária encerrou o último ano com a instalação de 730 equipamentos inteligentes, aumentando a capacidade de uma resposta mais rápida a possíveis interrupções no fornecimento.

Outra medida que também tem ligação com a melhora no serviço é a renovação e manutenção preventiva da rede elétrica. Em 2020, foram entregues mais 2.560 quilômetros de rede, instalados 774 equipamentos religadores de linha e 20 alimentadores, que promoveram um incremento de 120 quilômetros de novos circuitos de média tensão. 

As ações de manutenção englobam ainda a troca de componentes da rede elétrica, como isoladores, e a substituição de transformadores por equipamentos de maior potência. A perspectiva é que esse trabalho seja continuado, pois estão presentes no plano de investimentos da Celpe para este ano. 

Veja também

Príncipes Harry e William homenageiam seu avô, o falecido príncipe Philip
Família Real

Príncipes Harry e William homenageiam seu avô, o falecido príncipe Philip

Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições de estudantes da rede pública de ensino
Educa Mais

Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições de estudantes da rede pública de ensino