Vacinação

Pernambuco amplia dose de reforço contra a Covid-19 para toda a população adulta

Dose de reforço será ampliada em Pernambuco para toda a população adulta Dose de reforço será ampliada em Pernambuco para toda a população adulta  - Foto: Thomas Kienzle/AFP

Pernambuco ampliou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para toda a população com idades entre 18 e 54 anos. A decisão foi tomada em reunião nesta quarta-feira (17), pelos representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

A nova orientação prevê que a população adulta do Estado receberá a 3ª dose após 5 meses da finalização do esquema vacinal. A regra só não valerá para trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos, que seguem com intervalo de 4 meses entre a segunda e terceira doses do imunizante.

Também não há modificação para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que será mantido o intervalo de 28 dias após a última dose do esquema básico.

A medida tomada pelo comitê também engloba a mais recente decisão do Ministério da Saúde (MS) em relação à vacina da Janssen, que é de dose única. As pessoas que receberam o imunizante precisarão tomar uma segunda dose, depois de um intervalo mínimo de oito semanas (2 meses), como parte do esquema primário de proteção. 

Em breve, portanto, a previsão é de que o MS envie novos quantitativos de doses da Janssen para que os municípios iniciem as aplicações de segunda dose. 

“Nós vamos garantir a segunda dose de Janssen para quem tomou a primeira. São 173 mil pernambucanos que, após 60 dias, com essa nova definição, precisam tomar a segunda dose. Nossa expectativa é de distribuir para os municípios, neste final de semana, as doses necessárias para fazer essa segunda dose”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A segunda dose da Janssen vale também para as pessoas que possuem o esquema completo heterólogo (dose de Janssen somado à dose de reforço) devem procurar os pontos de vacinação a partir dos 5 meses desta última dose para recebimento de nova dose de imunobiológico (reforço), que será da Pfizer.

Imunizante do reforço

A orientação o Ministério da Saúde para aplicação de dose adicional é que esta seja realizada, preferencialmente, com a Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou Astrazeneca.

As quantidades dos imunizantes do reforço já estão sendo mapeadas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), que faz o levantamento junto aos municípios do Estado. A ideia é saber da quantidade que cada cidade precisará para dar andamento ao processo de vacinação.

“Para as pessoas acima de 18 anos, os municípios já estão autorizados a partir de hoje a programar a vacinação, seja através das ferramentas de agendamento, seja nos postos de saúde, a depender obviamente dos estoques de cada um”, explica Longo.

Recife e Jaboatão

As cidades de Pernambuco que já deram início à campanha de reforço com pessoas a partir dos 50 anos, mais especificamente, Recife e Jaboatão dos Guararapes, devem manter suas estratégias, de acordo com governo do Estado. 

Campanha

O secretário de Saúde André Longo ainda reforçou a necessidade de ações que envolvam o chamamento da população para finalização de seus esquemas vacinais. 

“Pernambuco vai participar ativamente da Campanha de Mega Vacinação, que foi anunciada ontem pelo Ministério da Saúde, com foco nas 600 mil pessoas que hoje estão com a segunda dose atrasada, e também na intensificação da dose de reforço. Essa Campanha vai acontecer de 20 a 26 de novembro e todos os municípios estarão mobilizados para garantir a oferta da segunda dose, especialmente para quem está com a dose em atraso, e para dose de reforço", reforçou o gestor.

"Temos que atacar os bolsões de não vacinados com segunda dose antes do nosso período de sazonalidade, previsto para os primeiros meses de 2022. É o momento de mobilizar as Unidades de Saúde da Família e agentes comunitários para ir em busca dessas pessoas”, finalizou Longo. 

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter