Notícias

Pernambuco descarta mais dois casos suspeitos de covid-19

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco divulgou neste sábado que mais dois casos de suspeita de coronavírus no Estado foram descartados. Desde a última terça-feira, 12 casos foram notificados

Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC)Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) - Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), divulgou neste sábado (29), que foram descartados mais dois casos de coronavírus no Estado.Os exames foram analisados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Outros 5 casos continuam sob suspeita. Desde a última terça-feira, a SES-PE foi notificada de 12 casos suspeitos de covid-19.

Até o momento, já foram descartados sete casos no Estado, sendo seis entre eles encaminhados para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Outros seis ficaram em hospitais particulares de Recife e Olinda.

Leia também:
Genoma do coronavírus que infectou brasileiro é sequenciado
Álcool em gel é eficaz na prevenção ao coronavírus, afirma Conselho Federal de Química
Fake news atingem 85% das mensagens sobre coronavírus checadas pelo Ministério da Saúde


Sete pacientes moram no Recife, (sendo dois em investigação e cinco descartados); em Caruaru, o único caso foi descartado; um caso segue em investigação em Jaboatão do Guararapes; em Olinda, dois casos seguem em investigação.

Dos casos descartados, 6 já receberam alta médica e 1 continua em observação no Huoc, com confirmação para influenza A(H1N1).Dos cinco casos em investigação, 2 estão em isolamento hospitalar, no Huoc e em unidade privada do Recife, e os outros 3 receberam orientação para isolamento domiciliar.

Todos os pacientes suspeitos que foram avaliados e estão recebendo alta para isolamento respiratório domiciliar continuarão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios onde residem (02 residentes no Recife e 01 em Jaboatão dos Guararapes).

Casos em investigação:

1 – Mulher, 30 anos, moradora do Recife com viagem para Itália. Notificada na quinta-feira (27.02). Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberada para isolamento domiciliar.

2 – Homem, 36 anos, residente no Recife com histórico de viagem para Itália -notificado em 27/02. Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberado para isolamento domiciliar.

3 – Mulher, 34 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, com histórico deviagem para Itália. Notificada na última quinta-feira (27.02). Apresentou febre, tosse, dor de garganta e cefaléia. Após internamento no Huoc, recebeu as devidas recomendações e foi liberada, na sexta (28.02), para isolamento domiciliar.

4 – Mulher, 74 anos, residente em Olinda e com histórico de viagem para França/Itália - chegou em 22.02. Notificada na sexta-feira (28.02). Está em isolamento no Huoc, com quadro estável.

5 – Mulher, 28 anos, residente em Olinda e com histórico de viagem para França –retornou em 14/02. Notificada na sexta-feira (28.02). Está em isolamento em uma unidade privada em Olinda, com quadro estável.

Os casos descartados são:

1 – Homem, 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França. Notificado em 26/02. Exame realizado no Lacen-PE foi positivo para influenza B.

2 – Mulher, de 51 anos, residente em Caruaru e com histórico de viagem para Itália. Notificada em 25/02. Os exames laboratoriais, realizados pelo Lacen-PE e Instituto Evandro Chagas, deram negativos para mais de 10 vírus respiratórios, como influenza, parainfluenza, adonovírus, VSR, rinovírus e covid-19.

3 – Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália. Notificação em 26/02. Foi positivo para influenza A(H1N1) - exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas.

4 e 5 – Homem, 32, e mulher, 25, moradores do Recife, que foram contactantes do homem de 24 anos (residente na Itália). Os dois foram notificados em 27/02. Com o descarte do caso do residente na Itália, ambos também foram descartados.

6 – Homem, 32 anos, morador de Recife com histórico de viagem à Itália. Foi notificado em 27/02. Exame realizado pelo Lacen-PE positivou para influenza
A(H1N1).

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter