Pernambuco determina medidas protetivas para trabalhadores de transportes por app

O descumprimento à norma pode ser enquadrado no artigo 268 do Código Penal

A norma também exige que as empresas de aplicativos forneçam álcool-gel 70% para os trabalhadoresA norma também exige que as empresas de aplicativos forneçam álcool-gel 70% para os trabalhadores - Foto: Brenda Alcântara/Arquivo Folha de Pernambuco

A Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, publicou, neste sábado (18), uma nova portaria que estabelece medidas de proteção para trabalhadores de transporte de passageiros e de mercadorias por aplicativos.

Segundo a decisão, as plataformas de transporte deverão orientar os profissionais que exercem atividade delivery a evitar o contato físico 100% com o cliente. Além impedir o contato, as empresas de aplicativos precisam garantir espaços e serviços para higienização de veículos e de caixas que transportam as mercadorias.

Leia também:
Em 24h, Pernambuco registra mais 19 mortes e 187 casos da Covid-19
Brasil chega a 2.347 mortes e 36.599 casos confirmados do coronavírus, diz ministério
São Paulo já registra 991 mortes por coronavírus

Outra medida é ligada diretamente aos restaurantes cadastrados nos aplicativos de entrega. De acordo com a portaria, essas empresas também devem disponibilizar espaços seguros e higiênicos para a retirada das encomendas, além de minimizar o contato direto entre os funcionários dos estabelecimentos e os entregadores.

A norma também exige que as empresas de apps forneçam álcool-gel 70% para os trabalhadores e um treinamento dos procedimentos de proteção estabelecidas. O descumprimento à norma pode ser enquadrado no artigo 268 do Código Penal (Infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), que prevê pena de detenção de um mês a um ano e multa.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Plaza Shopping tem ação para descarte de óleo de cozinha usado
Responsabilidade socioambiental

Plaza Shopping tem ação para descarte de óleo de cozinha usado

Auditoria cita montagem, e gestão Bolsonaro encaminha anulação de contrato da Covaxin alvo de CPI
CPI DA COVID

Auditoria cita montagem, e governo encaminha anulação de contrato da Covaxin alvo de CPI