CHUVAS EM PERNAMBUCO

Pernambuco deve registrar chuva de fraca a moderada até domingo (14), aponta Apac; confira previsão

Nessa terça-feira (9), os maiores acumulados ocorreram nas cidades de São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande e Quipapá, na Mata Sul

Chuvas no RecifeChuvas no Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Pernambuco deve registrar chuva de fraca a moderada até domingo (14). A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que prevê precipitações também para esta quarta-feira (10).

Segundo a meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes, a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata do Estado devem registrar chuvas com maior intensidade ainda no período da manhã, reduzindo ao longo do dia. 

"Esse sistema deve se deslocar no período da tarde e noite para as regiões do Agreste e Sertão, onde são esperadas chuvas com intensidade moderada", afirmou Zilurdes, que apontou chuva moderada para Fernando de Noronha no período da manhã e tarde.

A meteorologista da Apac informou que, no decorrer da semana, por enquanto, a tendência indica chuva de fraca a moderada até domingo (14). "Com chuva de intensidade menor do que ocorreu de ontem para hoje", destacou.

Nessa terça-feira (9), os maiores acumulados ocorreram nas cidades de São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande e Quipapá, na Mata Sul, que registraram, respectivamente, 127 milímetros, 94 mm e 83 mm. Na RMR, o município de Camaragibe acumulou 74 mm, já a capital pernambucana, 56 mm.

Devido às fortes chuvas, houve o aumento do nível do Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, que atingiu a cota de alerta. Um aviso de possibilidade de inundação foi emitido pela Apac.

"Essa chuva foi devido ao transporte de umidade. A gente teve dois canais de umidade, um do sudeste do oceano e outro vindo da área da Zona de Convergência Intertropical. Do campo do vento, a gente tinha várias perturbações. Em altos níveis, a gente tem um sistema que chamamos de cavado. Ele ajuda a levantar essa umidade. Quando ela sobe, condensa e propicia a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, que causam pancadas de chuvas fortes. Esse cavado ajudou no transporte verticalmente desse vapor", explicou Zilurdes.

Veja também

Ursula Von der Leyen renova mandato como chefe da Comissão Europeia
EUROPA

Ursula Von der Leyen renova mandato como chefe da Comissão Europeia

Homem morre após ser baleado em frente a cemitério em Olinda
POLÍCIOA

Homem morre após ser baleado em frente a cemitério em Olinda

Newsletter