Pernambuco diz que unidades de saúde estão preparadas para receber vítimas do óleo

Equipes do centro de assistência toxicológica de Pernambuco estão responsáveis por repassar as recomendações necessárias aos profissionais de saúde

Manchas de óleo na Praia dos CarneirosManchas de óleo na Praia dos Carneiros - Foto: Clemente Coelho Júnior/cortesia/WhatsApp

Pessoas que tiveram contato direto na pele com o óleo que vêm contaminando as praias de Pernambuco e perceberem algum tipo de intoxicação podem receber atendimento gratuito em qualquer unidade de saúde do Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, todas as unidades estão preparadas para receber as vítimas com algum tipo de reação. Os profissionais estão sendo orientados pelo Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE),  centro de referência em casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos e que é localizado no Recife.

Durante o atendimento em uma unidade de saúde pública, uma equipe do Ceatox passará as informações necessárias ao profissional para o atendimento do paciente. O centro acompanha o paciente até a alta médica e direciona, a depender da gravidade, para hospitais regionais especializados.

Leia também:
Óleo chega a Morro de São Paulo, 3º maior destino turístico da Bahia
Militares focam na limpeza de pequenos fragmentos de óleo em praias do Cabo

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), caso aconteça o contato com o óleo, cuidados devem ser tomados para evitar uma grave contaminação - inicialmente lavar com água corrente e sabão neutro; se o óleo não sair da pele, removê-lo usando óleo de cozinha ou mineral (disponível em farmácia). No caso de reação, procurar a unidade básica de saúde mais próxima à residência para receber atendimento imediato.

Óleo nas praias do NE

Desde o início de setembro, inúmeras praias do Nordeste estão sendo atingidas por grandes quantidades de óleo de origem não identificada. Para a remoção do resíduo das praias, grupos de voluntários utilizam luvas e botas - como a substância é tóxica, é recomendável que não haja o contato com a pele.


Veja também

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"
Coronavírus

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres
Equidade

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres